metropoles.com

Imunodeficiência primária em crianças pode estar relacionada a casos graves de Covid-19

Estima-se que 10% dos pacientes que apresentam infecção de repetição crônica na infância, podem ter algum tipo de imunodeficiência.

atualizado

Compartilhar notícia

Apesar de a Covid-19 ainda ser uma doença nova e que ainda traz muitas dúvidas aos cientistas e médicos, já existe a constatação de que normalmente crianças são os pacientes que menos evoluem para quadros graves em caso de infecção. Porém, alguns raros casos ocorrem e alguns pacientes com menos de dez anos intrigam os médicos por desenvolverem complicações e chegarem até mesmo a óbito. Uma das razões que mais levanta suspeita para esses casos é uma doença chamada imunodeficiência primária, algo que nasce com a pessoa e costuma se manifestar principalmente na primeira década de vida. A identificação da doença costuma acontecer quando a criança adoece com recorrência, por exemplo, constantes crises de otite, garganta ou pneumonia em um curto intervalo de tempo. Para chegar a um diagnóstico de que pode realmente ser imunodeficiência primária é preciso descartar outras doenças respiratórias que podem estar sendo causadas por alergias ou fatores externos como controle de ambiente, além de uma investigação criteriosa através de exames clínicos e acompanhamento médico.

Outros fatores podem influenciar na suspeita de que a criança pode sofrer de imunodeficiência primária, tais como: estomatites de repetição que causem feridas na boca, abscessos de repetição na pele, diarreia crônica persistente e histórico familiar de imunodeficiência. O que deve gerar um alerta nos pais e médicos, principalmente durante a epidemia de Coronavírus que para alguns cientistas é apontada como uma doença sistêmica, ou seja, que pode afetar múltiplos órgãos e levar a graves complicações em alguns deles. O médico, Dr. Marcello Bossois, indica que crianças que possuem histórico familiar, por exemplo, seja feito um acompanhamento investigativo prévio ao surgimento de sintomas e talvez a possibilidade de ser feita uma pesquisa genética no paciente. Sobre a Covid-19 ele ainda destaca: “Os casos de crianças que acabam falecendo em função da Covid, podem estar relacionados a determinados casos de imunodeficiência primárias. Não são todas as ocorrências que levam a uma maior suscetibilidade. Mas outras imunodeficiências primárias, principalmente as celulares, podem levar a uma maior suscetibilidade de um agravamento do quadro em caso de infecção pelo Coronavírus.” Em função da epidemia, aumentou o número de pais que buscam orientação do médico em relação à possibilidade de imunodeficiência primária. Através do canal no YouTube do Brasil Sem Alergia, projeto que coordena, ele fala sobre o assunto em uma lista de reprodução de vídeos criada especialmente sobre o assunto.

O tratamento dos pacientes que recebem a confirmação através do diagnóstico da doença, depende sempre do tipo de doença diagnosticada, mas a prevenção é uma forte aliada no combate ao agravamento desses casos. Se já era um fator bastante importante antes da epidemia, agora se faz ainda mais necessário em função da epidemia. A doença no Brasil teve uma queda nas últimas semanas, mas fatores como o não retorno às aulas presenciais pode estar ajudando a frear a disseminação entre crianças e adultos. Portanto, médicos alertam para a importância do acompanhamento médico em caso de suspeita de imunodeficiência primária nas crianças e principalmente se houver suspeita de contaminação pela Covid-19, pois quanto antes for o diagnóstico da possibilidade de uma das doenças, menor é a chance de complicações e chances de morte nessa fase inicial da vida.

Website: https://g.co/kgs/C4LPd7

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?