metropoles.com

Grandes nomes do setor criativo discutem sobre o futuro do mercado

O Creative Film Finance Forum, fórum do setor audiovisual e economia criativa tem o ambicioso objetivo de solucionar os problemas de fomento e produção que cercam o setor criativo com grandes nomes.

atualizado

Compartilhar notícia

Em quatro dias de imersão on-line, o Creative Film Finance Forum, fórum de audiovisual e economia criativa tem o objetivo de fomentar discussões abertas com grandes nomes do setor criativo, as soluções para o fortalecimento do mercado num dos anos mais difíceis para a economia mundial.

Com um olhar para o futuro, produtores, realizadores, gestores públicos de cultura, e diversos profissionais da cadeia criativa estarão entre 6 e 9 de abril discutindo sobre o futuro do setor numa programação diversa que contempla todos os segmentos do audiovisual, cinema, games, novas mídias e internet.

Com uma pergunta em comum: “Quais os caminhos para vencer a crise?”

Para discutir sobre o tema, estarão presentes no “CF3” diversas personalidades do setor. Entre eles, representantes da Secretaria de Cultura de SP, SPCine, Bravi, Siaesp, Proac, Mulheres do Audiovisual do Brasil, Projeto Paradiso, Apan, ICine, e diversos players de mercado. 

No primeiro dia de programação, o evento é focado em políticas de mercado.

A mesa: “Cinema Paulista” com a presença de Flavia Gonzaga (SPCine), Mauro Garcia (Bravi), Paulo Schmidt (Siaesp), e Lilian Solá Santiago (ICine), discutirá as diversas configurações e pluralidade que compõem o cinema realizado no estado de São Paulo.

Para discutir “Fomentos Culturais” e dispor um panorama sobre o cenário da cultura no estado de São Paulo, o Secretário Estadual de Cultura, senhor Sérgio Sá Leitão abrirá dialogo sobre os impactos sociais gerados pela economia criativa e as diversas linhas de fomento do Proac SP.

No segundo dia, a ideia do evento é discutir sobre produções e projetos. Na mesa: “Formatação de Projetos”, Reginaldo Menegazzo (Produção Cultural), Rose Meusburger (Elaborando Projetos), e Larissa Biasoli (Sorella), discutirão os desafios de se construir uma obra artística que passa primeiramente pelos ajustes burocráticos da formatação de projeto.

Na sequência, o advogado Nichollas Allen, e Stephen Phill (Instituto de Cinema) discutem na mesa: “Leis de Incentivo”, os processos públicos que garantem a produção de cultura no país.

Na mesa: “Produção Executiva”, a produtora Erica de Freitas (Encantamento Filmes), e Luiza Favale (Glaz), discutem os desafios da produção executiva e soluções para o setor do audiovisual.

Explanando as perspectivas do setor na mesa: “Horizontes do Audiovisual Brasileiro”, o Diretor de Políticas Audiovisuais da Secretaria Especial de Cultura, o senhor Hélio Ferraz de Oliveira colocará em pauta as movimentações públicas para a criação de fomento e desenvolvimento do setor em âmbito federal.

O terceiro dia abre espaço para as novas plataformas, e os novos meios de se produzir e distribuir conteúdo. Fernando Godoy (Flex Interativa), Tiago Moraes (Ovni Studio), Fernando Chamis (Webcore Games), e Marcelo Marcatti (Venturion), discutirão a produção de conteúdo em realidade virtual e aumentada.

Diversas plataformas discutem o mercado de conteúdo na mesa: “Novas Plataformas”. Rafael Ferreira (Todesplay), Licinio Januário (WoloTV), Marcelo Spinassé (Looke), Luciana Damasceno e Daniel Jaber (Cardume), e Vinicius Spindola (Originou), conversam sobre as novas janelas possíveis através do streaming de conteúdo.

E J.P. Sette (Eleven Dragons), Rafael Costa (Monomyto), Leonardo Minozzo (Cafundó Studios), Felipe Marlon (Pushstart), e Cristiano Prazeres (Maximal Studio), discutem sobre games numa mesa destinada ao tema.

E no quarto e último dia do evento, as transformações do mercado e o impacto social marcam o dia em diversas discussões sobre internet, música e artes visuais.

Na mesa: “Audiovisual como ferramenta de transformação”, Daniel Reis (Bonita Produções), Bárbara Bárcia (Fluxa Filmes), e Janaina Tadeu (Canal Arte1) discutem o quanto a arte é necessária para a transformação social. Enquanto em sequência, a música demonstra seu poder de impacto na mesa: “Produção Audiovisual para a Música” com Rafael Beibi (Banda Dona Zaíra), Denis Feijão (Elixir Entretenimento), Renan Ree (Ufo), Paula Rocha (Websérie “Som de Preto”), e Laura Marani Bahia (Abramus/SP).

E as mulheres tomam conta do espaço na mesa: “Mulheres no mercado de Produção Audiovisual”, com Daniela Pfeiffer (Pfeiffer Cultural), Carolina Vargas (Stenna Group), e Suely Weller (GNT/Viva), posicionando o lugar da mulher no setor de entretenimento.

Fazem parte do evento ainda, mesas de “Produção de Conteúdo Audiovisual”, “Fotografia”, “Dublagem”, “Roteiro”, “Produção para Internet”, “Filmes de Terror”, “TV e Novas Mídias”, e mesas especificas de formação como a “Fortalecimento de empresas da economia criativa” e “Linhas de Crédito para negócios audiovisuais”, geridas pelo Sebrae.

O CF3, em sua terceira edição, tem o objetivo de descentralizar negócios e informações sobre o setor audiovisual, fomentando parcerias, coproduções e negócios entre empresas do estado de São Paulo.

A abertura do evento fica por conta de uma lenda viva do cinema. No dia 5 de abril, a produtora e diretora Lucy Barreto fala sobre sua carreira e sobre suas perspectivas em relação a arte e ao cinema. Com um extenso currículo na produção de longas metragens brasileiros, entre eles, filmes como: “O Quatrilho”, “O que é isso companheiro?”, “Bye bye Brasil”, e “Terra em Transe”, Lucy Barreto coleciona prêmios e histórias.

E para compor a programação, de 28 de março a 2 de abril, uma série de webinars antecipa o evento. Nomes do mercado, como Rafael Sampaio (BRLab), Bruno Miguel (Movie Machine), J.H.Crema da série “3%” (Netflix), Malu Andrade (Mulheres do Audiovisual BRASIL) e Simone Lagares (BlackBird Branding), discursam abertamente sobre carreira e negócios.

Com programação 100% on-line, o CF3 contará com uma flexível programação que inclui palestras, workshops, short speaks, painéis e laboratório empresarial.

O projeto é realizado através de Recursos da Lei Emergencial Federal Aldir Blanc nº 14.017/2020, através do Edital Proac Expresso LAB nº 40/2020, de “Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online”. Com produção da Frame7 Cinema.

A programação completa do evento, inscrição e lista de convidados podem ser conferidas no site: www.cf3.live

Website: https://www.cf3.live/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?