metropoles.com

Diferenças entre fraturas e lesões são dúvidas frequentes dos pacientes

Buscar um pronto-socorro para ser examinado e fazer um raio-x é fundamental para descartar fraturas

atualizado

Compartilhar notícia

Uma pancada durante um jogo de futebol, uma queda de escada e uma torção de tornozelo são acidentes que podem gerar uma fratura. Segundo o médico Vagner Messias, ortopedista do Hospital VITA, especialista em ombro e cotovelo, infelizmente, muita gente acha que não é nada, que a dor vai passar em alguns dias e que não é necessário ir ao médico.

“Um dos grandes equívocos das pessoas é acreditar que uma fratura faz com que o paciente não consiga mexer a área afetada. Ledo engano!”, alerta o especialista. Dr. Vagner explica que um paciente com fratura pode mexer um ombro ou cotovelo, por exemplo, mesmo com fraturas desalinhadas.

De acordo com o ortopedista, é certo que os dois tipos de fratura que mais permitem o paciente ainda poder realizar movimentos são a fratura incompleta e a fratura por contusão óssea. A fratura incompleta é como um “rachado”, sem acometer todo o diâmetro do osso. Já a contusão óssea é uma área de edema (“inchaço”) no osso, causada pela pancada. “Essa última, geralmente fazemos o diagnóstico pela ressonância magnética, quando o paciente sofre um trauma de maior energia, apresenta dor em uma área, o raio-x não mostra fraturas e o paciente persiste com dor”, destaca o especialista.

O Dr. Vagner alerta que, geralmente, acidentes leves não têm energia suficiente para fraturar um osso. Mas não se pode menosprezar achando que “não foi nada”. “Buscar um pronto-socorro para ser examinado e fazer um raio-x é fundamental para descartar fraturas na maioria das vezes e parar de ‘achar que só foi a pancada’”, ressalta o ortopedista.

Mais informações

Luxação: é quando os ossos saem da posição normal, ficando deslocados. As luxações causam dor, deformidades e redução dos movimentos articulares. Normalmente uma luxação ocorre em virtude de traumatismos ou movimentos muito violentos. É comum nos ombros, cotovelos e mãos.

Entorses: são lesões que atingem os ligamentos, porções de tecido fibroso que garantem a união dos ossos em uma articulação. Quando os ligamentos esticam além da capacidade, ocorre o estiramento, que, algumas vezes, pode resultar na ruptura dos ligamentos. Praticar exercícios sem o devido aquecimento e preparo físico pode ser uma das causas. As entorses podem resultar em dor intensa, inchaço e vermelhidão. As regiões mais atingidas pelas entorses são o tornozelo, o joelho e os ombros.

Fraturas: são as lesões mais comuns nos ossos. Se caracterizam pela perda de continuidade do osso, que é resultado da aplicação de uma força excessiva sobre a estrutura. A força excessiva pode ser causada por uma queda ou, até mesmo, esmagamento. Algumas vezes o osso quebra parcialmente, causando uma fratura incompleta. Quando o osso se rompe completamente, ocorre uma fratura completa. As fraturas completas podem ainda apresentar desvio ou não. As fraturas que possuem desvio apresentam maior gravidade.

Website: http://cscom.net.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?