metropoles.com

Benchmarking como ferramenta para crescimento da empresa

O Benchmarking é uma ferramenta que deve ser utilizada por toda organização, e não apenas pela área de marketing, para gerar insights e crescimento.

atualizado

Compartilhar notícia

O Benchmarking é uma ferramenta frequentemente adotada pela área de marketing com o objetivo de comparar a empresa com seus concorrentes e assim identificar pontos de melhoria.  

Para Antonio Wrobleski, Presidente do Conselho da Pathfind, o benchmarking é mal utilizado no Brasil e deve ser trabalhado como um grande banco de dados que gera insights para tomar decisões com “menos sofrimento”.

“Muito além de uma comparação entre empresas, o benchmarking é um exercício contínuo de entender quem é a empresa e como ela se posiciona no mercado.”, diz Wrobleski. 

Dessa forma, o benchmarking pode e deve ser utilizado não apenas pela área de Marketing, mas por toda a organização, auxiliando na gestão para alcançar melhores resultados. 

Existe muita literatura disponível sobre o assunto e sobre como aplicá-lo na empresa. Segundo Wrobleski, o principal ponto de atenção é não confundir o benchmarking com uma cópia do que está sendo feito pela concorrência ou fazê-lo sem seguir um processo.

Para exemplificar, Wrobleski cita o modelo de benchmarking utilizado na Pathfind, empresa de tecnologia para logística voltada para otimização de rotas. 

O primeiro passo é definir quais serão os KPI’s adotados. “Quando falamos de operadores logísticos e embarcadores o processo de benchmarking deve considerar fatores como: Percentual de coletas por hora; Remessa perfeita/pedido perfeito, ou seja, o percentual de pedidos sem erros; Entrega no prazo; Precisão na fatura de frete.”, explica.

Além disso, existem 5 preceitos básicos que devem ser considerados no processo de benchmarking de qualquer segmento. São eles:

  1. Captura de dados;
  2. Conhecimento do negócio;
  3. Gestão de despesas;
  4. Processos;
  5. Tecnologia.

Esses preceitos estão interconectados e são necessários para uma avaliação real do negócio, mas não basta realizá-los uma única vez. O benchmarking precisa ser uma prática constante, pois um estudo que não é atualizado ou que não foi feito seguindo um processo não tem valia, não gera insights e não está apto para a velocidade que o mundo VUCA exige. Por isso, o uso da tecnologia para captura de dados em tempo real é tão importante.

Wrobleski ressalta que a concorrência é apenas um dos KPI’s. “Precisamos entender a percepção do cliente, quem somos, como nos posicionamos e o que realmente queremos entregar ao mercado.”, finaliza.

Website: http://www.pathfind.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?