metropoles.com

SP Alto Astral: Ponto da Cozinha Escola é aberto em Cidade Tiradentes

Programa da Prefeitura de São Paulo financia distribuição de 26 mil refeições prontas por dia, de segunda a sábado

Crédito: Marcelo Pereira/SECOM
Cozinha Escola
1 de 1 Cozinha Escola - Foto: Crédito: Marcelo Pereira/SECOM

atualizado

Mais uma unidade da Rede Cozinha Escola, para fornecer 400 refeições diárias à população em situação de vulnerabilidade, foi inaugurada na cidade de São Paulo, desta vez em Cidade Tiradentes, Zona Leste. Para muitos, essa é a única refeição completa do dia e poder se alimentar em um local limpo, com os utensílios necessários à disposição, com produtos frescos e de qualidade, ajudam a resgatar a dignidade.

“Estou desempregado e estava pedindo comida na rua para levar para casa, aí me indicaram o Cozinha Escola. Disseram que tinha almoço, comecei a vir e não parei mais. É um trabalho muito importante, que faz a diferença para mim, que moro sozinho. É a única refeição que tenho garantida, e com uma comida excelente. Hoje, por exemplo, comi uma feijoada deliciosa”, disse Luiz Carlos Zeretti Moura, 46 anos.

Ele representa bem o público que as ações da Prefeitura pretendem beneficiar. Essa é uma das 65 entidades que a Prefeitura fez um convênio para ações de segurança alimentar, onde são fornecidas com o repasse do valor a uma entidade que já está inserida na comunidade, que prepara os profissionais e a refeição.

A nova unidade fica na Associação Beneficente Menina dos Olhos de Ouro e vai distribuir mais de 400 pratos diariamente. No total, o programa tem 65 organizações parceiras.

Ao almoçar feijoada nessa unidade nesta quarta, o aposentado Odair Rodrigues dos Santos, 71 anos, se disse agradecido. “Sem a marmita daqui provavelmente eu e meus três netos comeríamos apenas um ovo em casa. Fiquei sabendo desse lugar hoje e vim. É realmente maravilhoso.”

O programa foi criado em agosto de 2023. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) faz parcerias com Organizações da Sociedade Civil e repassa os recursos para fornecerem as refeições prontas, de segunda a sábado, para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Até 21 de maio, a Rede Cozinha Escola já distribuiu mais de 2,7 milhões de refeições em todas as regiões da cidade. O programa é financiado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP), que é gerido pela SMDHC.

Além de oferecer alimentação saudável, a Rede Cozinha Escola gera empregos na sua região, fortalece a comunidade e ainda proporciona oportunidades de formação em serviços de cozinha, inclusive para beneficiários do Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?