metropoles.com

O dia que Brasília parou: produtores lembram criação da Micarecandanga

Uma das maiores festas de Brasília ocorreu em pleno Eixão durante a década de 1990 com caminhão open bar de chopp e grandes nomes da Bahia

O Dia que Brasilia Parou
1 de 1 O Dia que Brasilia Parou - Foto: null

atualizado

Quem foi jovem na capital do país no início dos anos 1990 pode presenciar uma das maiores festas da história de Brasília, a Micarecandanga. Sem rock’n’roll e roda punk de bate-cabeça, mas muito abadá e caminhão open bar de chopp, os maiores nomes da música baiana desfilaram em trios elétricos pelo Eixão e Esplanada dos Ministérios tocando grandes clássicos do axé.

O próprio criador do festival, Marcelo Piano, conta que é roqueiro de carteirinha, mas a escolha pelo ritmo diferente foi para trazer um novo modelo de negócio à Brasília. “Enquanto o rock tinha todo aquele frisson, o axé era mais contínuo e arrebatava mais o público, porque ele é o pano de fundo de toda a alegria”, explica Piano.

Frequentador assíduo da Micarê, o produtor cultural Rodrigo Verri, afirma que foi à primeira edição sem acreditar muito, mas logo que o trio começou a andar e a corda subiu, viu que seria um sucesso.

“Lembro de comprar no escuro, não tinha internet, foi meio no boca-a-boca. Era um domingo e fomos parar no meio do Eixão. Comprei o abadá, mas muitos amigos não compraram porque achavam que não ia dar certo. Mas quando o Durval, do Asa de Águia, começou a cantar, foi indescritível”, lembra Verri.

Hoje, os dois são sócios e dão continuidade ao evento com o Festival Micarê. Eles são os entrevistados do videocast “O dia que Brasília parou”, apresentado pelo jornalista João Carlos Amador.

Acesse a página especial do projeto “O dia que Brasília parou” e assista outros episódios. O videocast tem o oferecimento de Sabin Medicina Diagnóstica e o apoio de Claro, O Boticário, Senac-DF, Universidade Católica de Brasília, Guaraná Kuat, Hospital Anchieta, Só Reparos, Capital de Prêmios e BSB Memo.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?