metropoles.com

PF avança contra Bolsonaro, mas limita ofensiva sobre militares

Há um temor latente, dentro do governo, de que as investigações possam abrir uma crise declarada com o comando das Forças Armadas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de viatura da Polícia Federal (PF); corporação prendeu cidadão português procurado pela interpol - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de viatura da Polícia Federal (PF); corporação prendeu cidadão português procurado pela interpol - Metrópoles - Foto: Reprodução

A Polícia Federal está com carta branca para avançar nas investigações sobre Jair Bolsonaro, mas tem ordens para ser cuidadosa com oficiais das Forças Armadas, especialmente os de alta patente. O motivo: evitar uma crise institucional declarada com a caserna.

A coluna apurou junto a fontes do governo, incluindo algumas que acompanham muito de perto as apurações sobre o ex-presidente da República, que é grande o temor de que novas investidas passem a ser tratadas como um ataque às Forças Armadas.

O descontentamento nos quartéis, por parte de oficiais estrelados, já é grande. O que se quer evitar é que ele transborde para além dos bastidores.

Não significa que os casos já conhecidos que envolvem figurões da farda, como Augusto Heleno Ribeiro e Walter Braga Netto, não irão adiante. Esses já são dados, até dentro das próprias forças, como superados. A ordem é para evitar uma caçada generalizada.

O cuidado não se limita à PF, aliás. O próprio ministro Alexandre de Moraes, que tem ótima relação com a cúpula militar, compartilha da mesma preocupação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comRodrigo Rangel

Você quer ficar por dentro da coluna Rodrigo Rangel e receber notificações em tempo real?