metropoles.com

Marina Silva sobre mortes autorizadas por Geisel: “Nenhuma surpresa”

Presidenciável pela Rede, a ex-ministra do Meio Ambiente também cobra “verdade” sobre documento da CIA

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
marina silva
1 de 1 marina silva - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A pré-candidata ao Palácio do Planalto pela Rede, Marina Silva, disse não ver surpresa na denúncia de que assassinatos de oposicionistas durante o regime militar eram de conhecimento e teriam sido autorizados general Ernesto Geisel (presidente da República entre 1974 e 1979).

Em nota encaminhada à coluna, a ex-ministra do meio ambiente afirmou: “Como é típico dos regimes autoritários, sejam de direita ou de esquerda, a violência e as atrocidades não têm como ocorrer sem contar com a participação daqueles que ocupam o mais alto escalão”.

A presidenciável acredita ainda ter um enorme desafio para o país acessar a verdade sobre os casos de tortura, mortes e desaparecimento. “Precisamos encarar este processo como uma etapa necessária para passar a história do Brasil a limpo e contribuir efetivamente para consolidar nossa democracia”, escreveu.

Conforme um memorando da CIA encaminhado, em 1974, ao então secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, o general Geisel foi informado do assassinato de oposicionistas. Mesmo relutando, ele teria concordado com a continuidade da política e orientado que ela fosse restrita “a subversivos perigosos” e, ainda, que cada execução fosse autorizada diretamente pelo então chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) à época, João Baptista Figueiredo (que presidiu o país de 1979 e 1985).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?