metropoles.com

Lei Kyara Lis: distritais aprovam isenção para remédio mais caro do mundo

Medicamentos para tratar a Atrofia Muscular Espinal (AME), doença que a bebê brasiliense luta para vencer, não serão taxados

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/ Especial para o Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

Dividida há várias semanas por embates políticos vividos no Distrito Federal, a Câmara Legislativa (CLDF) se uniu e aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (22/9), o projeto de decreto legislativo encaminhado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para garantir isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre o  Zolgensma, medicamento mais caro do mundo, destinado ao tratamento da Atrofia Muscular Espinal (AME).

A campanha foi iniciada pelos familiares da pequena Kyara Lis, de apenas 1 ano, e, por isso, a lei foi batizada simbolicamente com seu nome. A partir de agora, o DF também vai conceder isenção do ICMS, de 17%, em relação ao remédio Spinraza, também usado no tratamento.

“Foi uma vitória grande para o nosso trabalho. Conheço os pais de Kyara há muitos anos e trabalhei silenciosamente nesta causa por ver de perto o sofrimento causado pela doença. Ontem, assim que pedi que o governador encaminhasse o projeto, ele não pensou duas vezes e já aprovamos hoje. A publicação deve ser feita nas próximas horas pelo presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB)”, disse o deputado distrital João Cardoso (Avante).

Para o líder do Governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (MDB), a união dos parlamentares foi fundamental para acelerar o processo interno. “Todos tivemos a consciência sobre a importância e emergência da matéria. Que essa lei ajude a confortar um pouco o coração das famílias que convivem com a AME”, destacou.

0
Benefícios fiscais

O decreto legislativo sobre o tema homologa dois convênios de ICMS, de números 52/2020 e 78/2020, autorizados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Segundo o documento assinado pelo secretário de Economia do DF, André Clemente, os benefícios fiscais estão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021.

O Zolgensma custa em torno de US$ 2 milhões , e a despesa total para trazê-lo ao Brasil chega a R$ 12 milhões. Na capital do país, pelo menos quatro crianças buscam o medicamento de alto valor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?