metropoles.com

SPFW N48: Gloria Coelho se inspira em escritor mirim

A estilista entrou em uma pegada que une ficção científica e referências vintage, com destaque para tons em preto, branco e prateado

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Schneider/Getty Images
GettyImages-1181686527-capa-compressed
1 de 1 GettyImages-1181686527-capa-compressed - Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

São Paulo (SP) A programação desta quinta-feira (17/10/2019) no São Paulo Fashion Week incluiu a apresentação da renomada grife de Gloria Coelho. Para a coleção Inverno 2020, a estilista mergulhou em uma pegada sci-fi. Com o tema A Conquista do Planeta dos Dragões, o show reuniu peças cheias de referências vintage. Com uma paleta sóbria, protagonizada pelo preto e branco, os detalhes prateados se destacaram.

Vem comigo!

A inspiração dos dragões vem dos livros Necromance e a Conquista do Planeta dos Dragões, e O Bestiário das Criaturas, ambos de Ricardo Valadares Gontijo Valle, um escritor de apenas 10 anos que, inclusive, marcou presença na passarela. A figura mitológica aparece em estampas, texturas escamosas e na forma de acessórios.

“Gosto do mundo mágico, amo dragões e fico revoltada que eles não existam [risos]. É muito difícil eu ficar triste, mas quando estou, assisto a um filme infantil. Tudo ganha leveza, a gente fica sonhando”, explicou Gloria.

Entretanto, as peças reúnem várias outras referências, como street, samurai, japonismo, ski e aviação.

Elementos de décadas passadas, começando nos anos 1960 e passando pelos 1970, 1980, 1990 e 2000, surgem atualizados com uma leitura contemporânea e chique.

O black and white predomina na cartela de cores, assim como o metalizado, inspirado em roupas da NASA. Outros tons, como rosa, marrom, verde-militar e bordô, completam a paleta.

A modelagem sofisticada das peças de alfaiataria acrescenta um tom cinematográfico e divide espaço com apostas modernas. Afinal, mesmo com a inspiração retrô, a estilista não queria que o trabalho soasse igual aos clichês de cada década.

“Não suporto aquele retrô que fica com a cara da data dos anos 1970, porque tudo mudou. Procuro fazer algo que seja misturado para criar o 2020. Já foi criado, aliás, porque o cinema tem isso”, contou a designer em entrevista coletiva, no backstage da apresentação.

Alguns detalhes vazados foram trabalhados no tecido Sensil, que reduz o calor, não deixa cheiro e é antibacteriano. “Fizemos peles de dragões vazadas, pois esse tecido corta e não precisa de acabamento”, esclareceu Gloria. Já os sapatos, da marca LOUIE, são masculinos, para arrematar uma pegada genderless.

Alexandre Schneider/Getty Images
Casaco com detalhes felpudos. Segundo a marca, todas as peles da coleção são sintéticas

 

Alexandre Schneider/Getty Images
Mix de estampas dá um toque variado à coleção, que inclui vários looks monocromáticos

 

Alexandre Schneider/Getty Image
Estampa de dragão, figura mitológica que inspira grande parte da coleção

 

Alexandre Schneider/Getty Images
A modelagem dá um tom cinematográfico a algumas peças

 

Zé Takahashi/ FOTOSITE
Casaco-vestido chique em marrom

 

Zé Takahashi/ FOTOSITE
O prata-metálico acrescenta um ar retrofuturista

 

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Dragão também nos acessórios

 

Zé Takahashi/ FOTOSITE
Prata-metálico nas botas

 

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Jaqueta em prata-metálico. A maquiagem do desfile foi assinada por Monique Couto, enquanto Alison Alvarez cuidou dos cabelos

 

Zé Takahashi/ FOTOSITE
Casaco estruturado com pegada retrô

 

Zé Takahashi/ FOTOSITE
O preto é uma cor bem presente no outono/inverno 2020 de Gloria Coelho

 

Zé Takahashi/ FOTOSITE
Vestido com textura de escamas de dragão

 

Alexandre Schneider/Getty Images
O rosa deu uma leve quebra na paleta de cores e acrescentou um tom girlie

 

Zé Takahashi/ FOTOSITE
Gloria Coelho e o pequeno escritor Ricardo Gontijo

 

A beleza foi assinada por uma dupla de profissionais. Para os penteados, Alison Alvarez prezou pela naturalidade e movimento.

“O foco foi no brilho dos fios, usando sérum de acabamento e finalizador”, destacou o hair stylist. “A maioria é liso, com divisão ao meio ou de lado. E cabelos cacheados e crespos bem naturais”, explicou.

Na maquiagem, Monique Couto apostou em uma pele sem blush, mas suavemente iluminada. “Quisemos fazer um joguinho batizado de neo hippie. Tem uma brincadeira que é só um ponto de luz no canto interno dos olhos. O resto é fresh e natural”, comentou. A boca foi levemente avermelhada.

O cabelo e a maquiagem tiveram foco na naturalidade

 

O São Paulo Fashion Week N48 já englobou apresentações de marcas como PatBoEllusBobstoreReinaldo Lourenço e Lilly Sarti.

Até esta sexta-feira (18/10/2019), a programação ainda inclui desfiles de Lino Villaventura, Amapô, Another Place, Apartamento 03, Isaac Silva, Neriage e Handred.

 

Colaboraram Hebert Madeira e Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?