metropoles.com

Como Salvar o Futuro: André Carvalhal cria nova obra sobre sustentabilidade

Lançado recentemente, o livro do consultor e estilista aborda hábitos, incluindo os de consumo, que prejudicam o planeta

atualizado

Compartilhar notícia

Chico Cerchiaro/André Carvalhal/Divulgação
Estilista e escritor André Carvalhal
1 de 1 Estilista e escritor André Carvalhal - Foto: Chico Cerchiaro/André Carvalhal/Divulgação

O estilista e consultor André Carvalhal acabou de lançar mais um livro com foco em sustentabilidade. Batizada de Como Salvar o Futuro, a nova obra “pensa o amanhã” a partir de temas atuais, como hábitos de consumo, novas formas de educação e trabalho, além do veganismo.

Vem comigo!

Giphy/@carvalhando/Instagram/Reprodução

André Carvalhal é autor dos títulos Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda (2014); Moda com Propósito: Manifesto pela Grande Virada (2016); e Viva o Fim: Almanaque de um Novo Mundo (2018), com o qual foi finalista do prêmio Jabuti 2019. O carioca também atua como consultor e especialista em design para sustentabilidade. Além disso, é o fundador da marca colaborativa Ahlma.

No novo projeto, o objetivo é enfatizar a necessidade de uma mudança ampla e significativa. O livro Como Salvar o Futuro demonstra exemplos de hábitos e ações que se tornaram comuns no cotidiano mas que prejudicam o planeta. Entre eles, segundo Carvalhal, estão a exploração do meio ambiente e a opressão de indivíduos e grupos de minorias, como pessoas negras, mulheres, indígenas e a comunidade LGBTQIA+.

Livro de André Carvalhal
Como Salvar o Futuro é o novo livro de André Carvalhal

 

Escritor e estilista André Carvalhal
A obra foi editada e produzida durante a pandemia

 

André Carvalhal
André Carvalhal é consultor e especialista em design para sustentabilidade, além de estilista

 

Mulher mexendo em tablet/e-book
“Optamos por fazer de forma remota e digital, somente em e-book. Assim contribuímos para reduzir o número de pessoas circulando e a obrigação de ir às lojas para comprar. Mas faço, principalmente, com a intenção de experimentar um novo caminho”, ponderou Carvalhal

 

Sacolas de compras na rua
A publicação aborda tensões atuais do mundo, incluindo hábitos desenfreados de consumo

 

Publicado pela Editora Paralela, Como Salvar o Futuro já está disponível no Brasil pela Amazon. A única versão oferecida é em e-book. Apesar de ter sido escrita antes do surto da Covid-19, a obra começou a ser editada e produzida no início da pandemia, “respeitando a necessidade de distanciamento social e de reprogramação do mundo”.

“As gráficas e livrarias fecharam, e não sabíamos o que viria pela frente”, explicou Carvalhal, pelo Instagram. Ele destacou que há muitas vantagens nesse tipo de conteúdo, como a praticidade e a economia de recursos naturais para confecção e envio.

Além de ser o que Carvalhal acredita como foco para a indústria, a transparência permeia as vivências do próprio escritor. “Faço consultoria para marcas de diversos segmentos nas áreas de direção criativa, comunicação e sustentabilidade. Mas me sinto cada vez mais desconectado da moda. Não é mais minha principal área de atuação, mas acho que ainda posso contribuir bastante no que diz respeito à sustentabilidade nessa área”, declarou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

e o futuro, é como vc esperava? video: @clarasoria capa do livro: @bruno.auto novo livro disponível no brasil pela amazon e em portugal pela fnac

Uma publicação compartilhada por por andré carvalhal (@carvalhando) em

A publicação foi toda escrita em linguagem neutra e inclusiva. “Desde meu primeiro livro, surgiram alternativas que visam desconstruir generalizações sexistas, que tendem ao masculino, sobrepondo-se a identidades femininas e não binárias”, relatou Carvalhal, “Neste livro, estou usando outras formas neutras, como o uso do ‘e’ no final de algumas palavras – como ‘todes, algumes, filósofes’. Vale ressaltar que essa não é uma norma gramatical, mas uma escolha simbólica, na intenção de tornar a linguagem mais neutra e inclusiva para todes”, acrescentou.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?