metropoles.com

Quando Lula deve assinar o manifesto em defesa da democracia

Ex-presidente petista indicou a aliados que pretende assinar o documento, mas num momento específico

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
Candidato a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa durante a Convenção Nacional do PSB em Brasília
1 de 1 Candidato a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa durante a Convenção Nacional do PSB em Brasília - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O ex-presidente Lula sinalizou a aliados que pretende assinar a carta em defesa da democracia articulada por integrantes da Faculdade de Direito da USP com apoio do Grupo Prerrogativas.

O petista indicou, porém, que só deve oficializar seu apoio mais próximo da data do ato de 11 de agosto, quando o manifesto será lido. O objetivo seria não melindrar outras pessoas que desejam assinar o documento.

Segundo aliados, Lula resistiu a assinar a carta inicialmente. O temor do petista era de que sua assinatura desse a conotação de que o movimento era partidário e favorável a sua candidatura.

A avaliação do ex-presidente, no entanto, mudou após a dimensão que o manifesto ganhou e, sobretudo, após outros candidatos ao Palácio do Planalto terem assinado a carta.

Até o momento, assinaram o documentos os presidenciáveis André Janones (Avante), Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Simone Tebet (MDB), além de empresários, banqueiros, artistas e jornalistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?