Igor Gadelha

Ministros do TCU expressam preocupação com futuro indicado pela Câmara

Nos bastidores, ministros do TCU ressaltam que futuro indicado pela Câmara para Corte deve ter experiência com contas públicas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Direção Concursos
Foto de fachada do Tribunal de Contas da União TCU
1 de 1 Foto de fachada do Tribunal de Contas da União TCU - Foto: Reprodução/Direção Concursos

A escolha do próximo membro do Tribunal de Contas da União, que será indicado pela Câmara dos Deputados para a vaga de Aroldo Cedraz, tem preocupado ministros da Corte após a repercussão das decisões sobre o Banco Master.

Segundo apurou a coluna, ministros e técnicos expressam, nos bastidores, que o ideal, após a pressão que a Corte tem enfrentado, é que o futuro indicado tenha experiência com o controle das contas públicas.

Ministros do TCU expressam preocupação com futuro indicado pela Câmara - destaque galeria
3 imagens
Ministro do TCU Jhonatan de Jesus e o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, ambos filiados ao Republicanos
Diversas entidades da sociedade civil organizada têm criticado a atuação de Jhonatan de Jesus no caso do Banco Master
MPTCU pediu suspensão  de licitação de R$ 90 milhões aberta pelo Senado
1 de 3

MPTCU pediu suspensão de licitação de R$ 90 milhões aberta pelo Senado

Reprodução/Direção Concursos
Ministro do TCU Jhonatan de Jesus e o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, ambos filiados ao Republicanos
2 de 3

Ministro do TCU Jhonatan de Jesus e o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, ambos filiados ao Republicanos

Divulgação/ Republicanos
Diversas entidades da sociedade civil organizada têm criticado a atuação de Jhonatan de Jesus no caso do Banco Master
3 de 3

Diversas entidades da sociedade civil organizada têm criticado a atuação de Jhonatan de Jesus no caso do Banco Master

Divulgação

A ideia é evitar novas críticas sobre o futuro ministro. Como mostrou a coluna, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) avisou aliados que irá cumprir o acordo com o PT para indicar o deputado Odair Cunha (PT-MG).

O problema é a vontade do Centrão. Caciques do grupo avisaram Motta de que não fizeram nenhum acordo pelo nome de Odair e que gostariam de lançar seus próprios candidatos.

Dentre os cotados estão deputados influentes como Danilo Forte (União-CE), Pedro Paulo (PSD-RJ), Hugo Leal (PSD-RJ) e Elmar Nascimento (União-BA).

Furacão no TCU

No momento, quem está no olho do furacão é justamente o último indicado pela Câmara, o ministro Jhonatan de Jesus, responsável por analisar na Corte de Contas as ações do BC sobre a liquidação do Banco Master.

Diante das críticas contra o ministro, o presidente do TCU, Vital do Rêgo, saiu em defesa do relator. Como mostrou o Metrópoles na coluna do Tácio Lorran, Rêgo disse que “nada incomum está sendo feito” por Jhonatan de Jesus.

“Neste momento, o TCU precisa, mais do que nunca, defender suas prerrogativas mais básicas. Nada de incomum está sendo feito. Como relator, o Ministro Jhonatan, amparado nos seus poderes legais, deu razoáveis fundamentos para legitimar o aprofundamento da investigação”, disse o ministro.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?