metropoles.com

Chanceler de Israel se junta a Musk para atacar Lula

Chanceler Israel Katz replicou postagem de Elon Musk e falou que quem deveria ser censurado no “X” é o presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Thierry Monasse/Getty Images
Imagem colorida do ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz
1 de 1 Imagem colorida do ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz - Foto: Thierry Monasse/Getty Images

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, se juntou ao empresário Elon Musk, dono da rede social “X”, para atacar o presidente da República brasileiro, Lula.

Katz replicou uma postagem na qual Musk reclama da “censura” no Brasil. E afirma que quem deveria ser censurado é Lula, já que o petista teria o hábito de “distorcer a verdade”.

Se alguém deveria ser bloqueado ou censurado no X deveria ser você, Lula. Você tem o hábito de censurar e distorcer a verdade, então não é surpresa que esteja tentando censurar os outros”, escreveu.

Não é a primeira vez que Katz sobe o tom contra Lula. O chanceler israelense já declarou o petista “persona non grata” em Israel, depois do mandatário brasileiro comparar as mortes de palestinos em Gaza com o Holocausto.

Recentemente, Katz disse ainda que Lula deveria “aprender a fazer contas” depois do petista afirmar que “12 milhões de crianças” teriam sido mortas na Faixa de Gaza. O número da autoridade palestina é de 12 mil crianças.

Musk x Moraes

Toda a confusão de Musk com autoridades brasileiras começou no sábado (6/4), depois que o ministro brasileiro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de contas no X sob justificativa de que haviam sido feitas postagens de conteúdo ameaçador, com apologia a golpe de Estado e disseminação de notícias falsas.

Entre os principais alvos da ação, estavam blogueiros, empresários e políticos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O bilionário Musk, entretanto, se recusou a cumprir a ordem judicial, “mesmo que a medida levasse ao fechamento da plataforma de mídia social no país”, e acusou Moraes, por meio de publicações no X, de censura.

O governo Lula acabou comprando a briga e saiu em defesa do STF. Nos últimos dias, o presidente da República fez críticas a Musk, associou o empresário à extrema-direita e disse que ele “nunca produziu um pé de capim” no Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?