metropoles.com

Deputado quer prisão para tutor que andar com cão sem focinheira

Deputado apresentou projeto para que o ato de conduzir cães de raças “potencialmente agressivas” sem focinheira seja considerado crime

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
1 de 1 Getty Images - Foto: null

Após o recente ataque de três pitbulls à escritora Roseana Murray, o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) apresentou na Câmara um projeto de lei para alterar o Código Penal no caso de ataques de cães.

Pela proposta do parlamentar, protocolada na segunda-feira (15/4), o ato de conduzir cães de raças “potencialmente agressivas” sem focinheira seria considerado crime, com pena de detenção de 15 dias até 6 meses.

O projeto do deputado federal do DF, contudo, tem uma lacuna, ao não listar que raças de cachorros seriam consideradas “potencialmente agressivas”.

A proposta prevê que eventuais ataques seriam considerados agravantes, com aumento da pena. No caso em que o animal atacar e matar alguém, a pena para o tutor seria de reclusão de três a nove anos de prisão, além de multa.

“É importante ressaltar que a aplicação de penas mais rigorosas não tem como objetivo de penalizar os animais em si, mas, sim, de responsabilizar os tutores por não adotarem as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade”, justifica o parlamentar no projeto.

Tramitação

A proposta de Julio Cesar foi unificada a um projeto de 2003 que visa proibir a comercialização e reprodução da raça pitbull no Brasil. A ideia é que o projeto seja apreciado em três comissões da Câmara antes de ir à plenário.

Segundo decisão da Mesa Diretora da Câmara, a proposta deverá passar pelas comissões de Agricultura e Pecuária, Segurança Pública e Constituição e Justiça (CCJ).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?