metropoles.com

Toffoli dá a Eike Batista acesso às mensagens hackeadas da Lava Jato

Defendido por ex-deputado do PT que presidiu a Câmara, Eike teve decisão favorável do ministro do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
O empresário Eike Batista
1 de 1 O empresário Eike Batista - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O empresário Eike Batista, que fechou delação premiada com a Operação Lava Jato, acaba de ganhar do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o direito de vasculhar a íntegra das mensagens trocadas no Telegram por autoridades da Lava Jato, acessadas e vazadas por hackers e apreendidas pela Polícia Federal na Operação Spoofing.

Liderados pelo advogado João Paulo Cunha, ex-deputado petista que presidiu a Câmara dos Deputados, os defensores de Eike citaram a delação que o ex-bilionário fechou com a Procuradoria-Geral da República (PGR) em setembro de 2020, homologada pela então ministra do STF Rosa Weber.

Eles argumentaram que há interesse em acessar o material porque “o mesmo modus operandi ilegal detectado em investigações da Lava Jato de Curitiba era sistematicamente replicado em suas ramificações em Brasília/DF e no Rio de Janeiro/RJ”. Eike foi alvo do braço fluminense da Lava Jato.

O pedido tramita em segredo de Justiça no Supremo. Em sua decisão, assinada nessa segunda-feira (15/4), Toffoli concedeu a Eike extensão das decisões que já garantiram o acesso ao material a diversos políticos e órgãos públicos, com exceção de documentos sigilosos. Caberá à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal garantir a entrega do conteúdo à defesa do empresário.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?