metropoles.com

STF dá um mês para governo do RJ resolver problemas em bodycams

É a segunda vez que o STF determina que o governo do Rio de Janeiro resolva problemas sobre a gravação de imagens das câmeras corporais

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de um policial militar com bodycams - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um policial militar com bodycams - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ministro do STF Edson Fachin determinou, nesta quinta-feira (7/3), que o governo do Rio de Janeiro apresente, em até um mês, um plano para resolver os problemas com as imagens das câmeras corporais das fardas policiais. A decisão foi no ambiente da ação que discute a letalidade policial em favelas.

Como contou a coluna, o STF recebeu um levantamento da Defensoria Pública fluminense que revela que a Polícia Militar do estado não responde 44% das solicitações das imagens das câmeras. Além da falta de resposta, o levantamento aponta também que alguns policiais retiram suas câmeras ou obstruem as imagens nos momentos de abordagem.

Na decisão, Fachin disse que o governo do Rio de Janeiro deve apresentar, até o dia 5 de abril deste ano, seus esclarecimentos sobre os pontos tratados e montar um plano para que os problemas envolvendo imagens de câmeras corporais sejam resolvidos.

Essa é a segunda vez que o Supremo pede para o governo do Rio de Janeiro apresentar um plano de solução para os problemas apresentados pela Defensoria Pública fluminense. A primeira foi em agosto de 2023, após um primeiro levantamento do órgão apontar que imagens estavam sendo apagadas e obstruídas pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?