metropoles.com

Daniel Silveira pede que plenário do STF julgue seu recurso

Deputado bolsonarista Daniel Silveira cita parecer da PGR e indulto de Jair Bolsonaro em recurso

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Daniel Silveira, deputado federal que teve prisão decretada pelo STF - Metrópoles

O deputado Daniel Silveira citou o indulto assinado em seu benefício por Jair Bolsonaro e uma manifestação da PGR para pedir que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogue o uso da tornozeleira e a aplicação de multas contra o parlamentar. O documento será enviado nesta sexta-feira (27/5) ao Supremo, também demandou que o recurso seja levado ao plenário da corte.

A defesa do deputado condenado pelo STF alegou que seis medidas cautelares devem ser suspensas pelo ministro: a proibição de falar com outros investigados; usar redes sociais; dar entrevistas; viajar para fora de Brasília e Rio de Janeiro; participar de eventos públicos; e circular sem a tornozeleira.

Além do perdão decretado por Bolsonaro a Silveira no mês passado, o documento mencionou um parecer da PGR na última quarta-feira (25/5), quando Augusto Aras afirmou que o indulto era constitucional.

Até o momento, o bolsonarista foi multado em pelo menos R$ 645 mil por não usar a tornozeleira eletrônica. “É fundamental resguardar a sobrevivência da família do parlamentar”, escreveu a advogada Mariane Andréia Cardoso, solicitando que a conta-salário de Silveira na Câmara seja desbloqueada.

A defensora argumentou que Silveira “está diante de situação que entende que se trata de decisão manifestamente ilegal”. Em seguida, transcreveu uma declaração do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que foi colega de Moraes no tribunal até o ano passado. “É direito natural do homem fugir de um ato que entenda ilegal”, afirmou Mello em 2007.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações