metropoles.com

As evasivas da Funcef sobre ir ao STF contra suspensão de multa da J&F

Fundo de pensão da Caixa, Funcef é um dos que sofrerão prejuízos com decisão de Toffoli, do STF, sobre acordo de leniência da J&F

atualizado

Compartilhar notícia

Carlos Moura/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli Moraes -- Metrópoles
1 de 1 O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli Moraes -- Metrópoles - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Citada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, entre os fundos de pensão que podem sofrer “vultoso prejuízo” com a suspensão do pagamento da multa de R$ 10,3 bilhões do acordo de leniência do Grupo J&F, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), dos aposentados da Caixa Econômica Federal, tem se esquivado de questionamentos sobre uma reação judicial sua à decisão do ministro do STF Dias Toffoli.

Assim como a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), da Petrobras, a Funcef é um dos fundos de pensão beneficiários do acordo de leniência da J&F. Em sua manifestação contra a decisão de Toffoli, Gonet afirmou que “o valor de reparação aos fundos de pensão representa, nos planos de equacionamento do déficit acumulado da Funcef e da Petros, cerca de 2 bilhões de reais a cada uma”.

À coluna, que perguntou objetivamente sobre um possível recurso ao Supremo, a Funcef deu uma de Rolando Lero ao responder sobre seus próximos passos para evitar o prejuízo.

Por meio de nota de sua assessoria de imprensa, o fundo de pensão afirmou que “permanece em constante diligência perante os órgãos públicos e demais entidades envolvidas, para que o compromisso celebrado seja mantido e, dessa forma, não haja prejuízo aos participantes da Fundação e demais beneficiários do acordo”.

Do mesmo modo genérico, sem detalhar futuras medidas, a Funcef disse que “continuará atuando para que prevaleçam os regramentos originais e legais, e está tomando todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis”.

A propósito, a postura tem sido a mesma com contribuintes do fundo que questionam a Funcef a respeito de um pedido ao STF pela revisão da decisão de Toffoli.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?