Quinze meses após receber multa de R$ 2 mil por não usar máscara de proteção contra a Covid-19 em Brasília, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub ainda não pagou o débito. À coluna Grande Angular, o órgão responsável pela sanção, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), disse que o recurso de Weintraub contra a multa será julgado em até 60 dias úteis.
“O processo do ex-ministro deve ser julgado em até 60 dias pela Junta de Análise de Recursos (JAR) da DF Legal. O grupo é formado por auditores, inspetores e pela sociedade civil”, informou o DF Legal.
Weintraub já perdeu o recurso contra a multa em 1ª instância, mas recorreu e aguarda o julgamento.

O ex-ministro da Educação Abraham WeintraubAndre Borges/Esp. Metrópoles

O ex-ministro da Educação Abraham WeintraubRafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-ministro Abraham WeintraubAndre Borges/Esp. Metrópoles
O ex-ministro foi multado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 14 de junho de 2020, como revelou a coluna Grande Angular, do Metrópoles, por descumprir o decreto nº 40.648/2020, que determina a obrigatoriedade do uso de máscara na capital federal devido à pandemia.
Naquele dia, o então ministro da Educação havia participado de ato de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles estavam reunidos em frente ao Ministério da Agricultura, na Esplanada dos Ministérios.