metropoles.com

Juíza diz que Zambelli deve ser tolerante a crítica e nega indenização

A deputada federal Carla Zambelli processou a ativista Luisa Mel após críticas feitas a ela no âmbito da tramitação do PL Animal Não é Coisa

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Carla Zambelli de perfil - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Carla Zambelli de perfil - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A juíza do 5º Juizado Especial Cível de Brasília, Indiara Arruda de Almeida Serra, negou pedido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para condenar a ativista Luisa Mell a indenizá-la.

Zambelli processou Luisa Mell após a ativista dizer que a deputada, que presidia a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, estava atrapalhando a aprovação do PL nº 6.504/2019, conhecido como PL Animal Não é Coisa, e que isso seria “canalhice” de Zambelli.

Em sentença publicada nesta terça-feira (26/9), a juíza enfatizou que as críticas feitas por Luisa Mell “não são de caráter pessoal, mas, sim, em razão da função pública exercida pela parte autora”. Segundo a magistrada, “a fiscalização e crítica por cidadãos e sociedade civil em geral são inerentes ao cargo ocupado pela demandante”.

“Dessa forma, a manifestação nas redes sociais pela parte ré não se mostra, no contexto construído nos autos e pelas partes, como um excesso desproporcional da liberdade de expressão, reconhecendo-se, portanto, no caso concreto, o exercício regular de um direito e a consequente improcedência da pretensão inicial”, afirmou a magistrada.

Indiara destacou que Zambelli é “conhecida pessoa pública em âmbito nacional, com notória exposição nas mais variadas facetas e meios de comunicação, inclusive nas disputas de caráter ideológico e político-partidário”.

Por isso, conforme a juíza reforçou, “diante de sua própria notoriedade e exposição, por certo, não está imune a certas críticas, dada a sua própria atuação pujante no cenário público e político, à evidência que deve ter maior tolerância com certas manifestações e críticas negativas, devendo absorvê-las”.

A coluna não conseguiu contato com a defesa de Zambelli no caso. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

PL em discussão

O PL Animal Não é Coisa cria um regime jurídico especial para não humanos, de forma que possam ser representados na Justiça em caso de violações. A proposta foi aprovada pela Câmara em 2017, mas sofreu alterações no Senado e voltou para a análise dos deputados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?