metropoles.com

Covid-19: GDF pede providências para envio de dados dos leitos de UTI ao MP

Relatório interno da Secretaria de Saúde mostra que, na manhã desta terça (30/06), havia apenas três vagas disponíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Após ofício do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) classificado como urgente, a Secretaria de Saúde solicitou providências para encaminhamento de relatório dos leitos de UTI destinados a pacientes com o novo coronavírus, bem como o número de pessoas com a Covid-19 que esperam pela internação.

A gerente da Central de Regulação da Internação Hospitalar, Ana Aline Freitas, despachou nessa segunda-feira (29/06) o assunto para providências e o atendimento a partir desta terça-feira (30/06). Os dados devem ser enviados diariamente por e-mail, às 6h30, conforme o documento.

O despacho orienta que a planilha de altas de UTI dos leitos gerais também deve ser remetida ao MPDFT todos os dias após a atualização do plantão matutino.

0

Os dados nominais, porém, devem ser ocultados, informando somente as iniciais dos nomes dos pacientes. No caso de alta com mais de 24 horas, é preciso constar o motivo pelo qual ainda não houve o remanejamento do paciente.

Em ofício direcionado ao Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF, o MPDFT disse que, desde 8 de junho de 2020, não recebeu mais os quadros situacionais periódicos que deveriam ser encaminhados pelo órgão.

O documento, assinado por três promotores de Justiça e datado da última sexta-feira (26/06), reitera o pedido para envio dos relatórios de leitos de UTI Covid-19, por unidade de saúde, distinguindo os ocupados, vagos e bloqueados.

A ocupação dos leitos destinados para infectados pela Covid-19 chegou a quase 100% na manhã desta terça-feira (30/06). O relatório interno da Secretaria de Saúde aponta que, às 7h, havia 295 vagas ocupadas, 150 bloqueadas e apenas três disponíveis.

Esses dados são diferentes dos divulgados pela pasta oficialmente, na sala de situação. A Secretaria de Saúde aponta, nessa fonte, que a ocupação dos leitos gerais de saúde chegou a 88%.

Processo judicial

A força-tarefa do MPDFT criada para monitorar as ações de combate ao novo coronavírus ingressou na Justiça para que a Secretaria de Saúde informe, de forma oficial e diária, a ocupação dos leitos por pacientes acometidos pela doença.

No requerimento apresentado nessa segunda-feira (29/06) à 1ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, o MPDFT pede que “o GDF fique obrigado a divulgar no site Sala de Situação apenas dados extraídos dos relatórios diários elaborados pela Central de Regulação de Internação Hospitalar, considerados mais compatíveis com a realidade”.

Nessa segunda-feira (29/06), a ocupação de leitos para a Covid-19 na rede pública ficou em 63% e na privada, 90,83%. Contudo, segundo o MPDFT, há “grande discrepância entre os números publicados oficialmente pelo governo e aqueles registrados pelo Complexo Regulador, unidade da Secretaria de Saúde responsável por esse controle”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?