metropoles.com

Quem foi Toni Venturi, cineasta que morreu aos 68 anos

Ele estava passando o fim de semana com a família no litoral de São Paulo e passou mal enquanto nadava em uma praia local

atualizado

Compartilhar notícia

Facebook/Reprodução
Toni Venturi posa de camiseta preta - Metrópoles
1 de 1 Toni Venturi posa de camiseta preta - Metrópoles - Foto: Facebook/Reprodução

A notícia da morte do cineasta Toni Venturi, no último sábado (18/5), aos 68 anos, deixou artistas e o mundo do cinema em luto. E a coluna traz, agora, um pouco da história desse especialista, que se dedicada a defender o cinema nacional.

Formado em Artes Fotográficas-Cinema pela University of Ryerson, do Canadá, em 1984, Toni Venturi dirigiu longas como A Comédia Divina (2017), Cabra-Cega (2005) e Latitude Zero (2002). O cineasta também é o nome por trás dos documentários Rita Cadillac – A Lady do Povo (2010) e Dentro da Minha Pele (2020).

Em 2001, o cineasta foi presidente da Associação dos Cineastas Paulistas (Apaci) e também dirigiu o premiado O Velho, documentário sobre a vida do líder político Luís Carlos Prestes.

Em suas entrevistas, ele dizia que “o cinema devia ser feito para todos e por todos”. Toni Venturi deixou esposa, a atriz Débora Duboc, com quem era casado há 28 anos, e 2 filhos, Theo e Otto.

0

O velório do cineasta acontecerá nesta segunda-feira (20/5), das 13h às 20h, na Cinemateca Brasileira, localizada na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. O corpo será velado na terça-feira (21/5). O local e o horário ainda não foram divulgados.

No Twitter, o presidente Lula lamentou a perda: “Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores”, escreveu ele.

A confirmação da morte

O cineasta Toni Venturi morreu, no último sábado (18/5), aos 68 anos. De acordo com as informações divulgadas pela família, ele faleceu após passar mal enquanto nadava em uma praia no litoral de São Paulo.

A informação da morte foi confirmada pela esposa do cineasta, a atriz Débora Duboc. A família estava em São Sebastião, no litoral de São Paulo, para passar o fim de semana.

“Informo aos colegas e amigos que o cineasta Toni Venturi faleceu na tarde de hoje, 18, aos 68 anos, na localidade de Barra do Una, no município de São Sebastião. Toni, sentiu-se mal enquanto nadava na praia local”, diz o trecho do comunicado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?