metropoles.com

Financiamento de veículos no DF cresceu 1,7% no primeiro semestre

O segmento de motos teve alta de 11,6%; o de veículos pesados (caminhões e ônibus), de 9,2% (que, no país, caiu 4,4%)

atualizado

Compartilhar notícia

veiculos financiamento
1 de 1 veiculos financiamento - Foto: null

O Distrito Federal foi responsável pelo financiamento de 58 mil veículos, entre novos e usados, no primeiro semestre de 2023. Segundo dados da B3, o DF teve um crescimento de 1,7% no número de financiamentos na comparação com o mesmo período de 2022.

 O segmento de motos puxou o aumento, com uma alta de 11,6%. Já a categoria de veículos pesados cresceu 9,2%, enquanto a de autos leves oscilou positivamente em 0,2%.

 A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Em todo o país, as vendas financiadas no primeiro semestre de 2023 somaram 2,7 milhões de unidades. O número representa um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período de 2022.

 O segmento que registrou o maior aumento no primeiro semestre foi o de motos, com crescimento 19,6%. A categoria de veículos leves teve um aumento 2,5%. Já o financiamento de veículos pesados caiu 4,4% no período.

Considerando apenas o mês de junho, foram financiadas 485 mil unidades entre autos leves, motos e pesados. O número representa um crescimento de 8% ante junho de 2022 e uma queda de 3,1% na comparação com maio. 

Em relação aos autos leves, houve alta de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mas recuo de 0,6% se comparado com maio.

 Ainda em junho, o financiamento de motos aumentou em 16% na comparação com junho do ano passado e caiu 10,4% ante maio. Por fim, o financiamento de veículos pesados teve queda de 9,4% em relação a junho de 2022 e de 0,5% em relação a maio.

“Os números de junho são inferiores em relação ao mês passado devido à diferença em dias úteis. No entanto, se considerarmos o resultado por dia útil, houve melhora em relação ao mês anterior com crescimento de 1,5%. Um dos motivos para isso foi a aceleração dos financiamentos na última semana de junho, com destaque para os financiamentos de veículos novos”, diz Gustavo Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?