metropoles.com

Carros e recall: quantidade de modelos afetados em 2020 cresce 6,8%

O ano marcado pela pandemia também registrou alta de 4% na quantia de montadoras envolvidas; já as campanhas monitoradas caíram 21,3% 

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: transitolivre.org
recall
1 de 1 recall - Foto: Foto: transitolivre.org

Levantamento do Papa Recall, aplicativo que monitora o chamamento obrigatório de automóveis às concessionárias para consertos ou correções, constata que o airbag foi a principal razão para o fenômeno no ano passado. Ele foi responsável por 19 campanhas, envolvendo 58 modelos. O segundo tema mais recorrente foi combustível, com 13 chamamentos para 29 modelos. Freio, software e transmissão completam o pódio – cada um com 8 campanhas.

No geral, houve alta de 4% em montadoras envolvidas em recalls – com 6,8% modelos afetados. A montadora campeã de recalls do ano foi a Mercedes-Benz, com 15 chamamentos ao longo do período. 

Além disso, a montadora alemã foi a que teve o modelo com mais campanhas – o AMG G 63, com quatro convocações para portas dianteiras, turbocompressor, módulo de travamento diferencial dianteiro e traseiro e trava de segurança infantil de portas traseiras.

Recall é a forma pela qual um fornecedor ou fabricante vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. As razões devem ser logo esclarecidas; o produto, recolhido; e a solução imediatamente apresentada.

As montadoras Hyundai CAOA, Jaguar, Kia e Suzuki se destacaram com zero recalls em 2020. E, dos vinte carros mais vendidos do Brasil, dez não tiveram nenhum chamamento de recall: Ônix e Ônix Plus, Argo, Strada, Compass, Kwid, Corolla, Kicks, HR-V e Hilux.

No total, foram 85 campanhas monitoradas, 26 montadoras envolvidas e 205 modelos afetados, no ano passado.

E 2021 já começou com mais. A Ford, por exemplo, inicia nesta quinta-feira (25) um conserto para o modelo Territory no Brasil. O problema está no conversor catalítico do sistema de escapamento – que, “em caso de oscilação dos gases”, os níveis de emissões atmosféricas podem não atender aos limites previstos”.

O Papa Recall informa e alerta os motoristas a respeito desta importante questão no setor automotivo. Ele funciona de forma simples: o usuário faz odownload em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e versão do seu automóvel. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?