metropoles.com

Neurologistas citam qual é o principal hábito para melhorar a memória

Com base em estudos, os neurologistas Meredith Broderick e Cris W. Winter explicaram os benefícios de um hábito para a memória

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Morin-Laprise/Getty Images
Mulher com mão na cabeça
1 de 1 Mulher com mão na cabeça - Foto: Alexandre Morin-Laprise/Getty Images

Passar por uma porta e esquecer o que iria fazer. Abrir a geladeira e não se lembrar qual item pegaria. Perder com frequência as chaves de casa. Ter lapsos de memória faz parte do ser humano, entretanto esquecer constantemente dos afazeres pode ser um sinal de que o seu cérebro luta contra algo mais grave. Mas há um hábito capaz de melhorar a área cerebral responsável por armazenar informações.

Em entrevista ao portal de saúde e bem-estar EatingWell, pesquisadores destacaram que quando a perda de memória se torna cada vez mais comum ou impactante, não dá para ignorar. Esse é um dos sintomas de um possível declínio cognitivo, conforme frisaram os neurologistas Meredith Broderick e Cris W. Winter.

Imagem colorida mostra um cérebro e vários papéis coloridos colados nele - Metrópoles
Um hábito pode ajudar a melhorar a memória, conforme citaram os neurologistas

De acordo com os neurologistas, o principal hábito para ajudar a melhorar a memória é ter um sono de qualidade.

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos levaram em consideração a pesquisa Como o sono molda o que lembramos — e esquecemos, publicada na revista acadêmica PNAS. Houve também uma consulta à investigação Memória e Sono, lançada pela Revisão Anual de Psicologia.

Segundo os neurologistas, os sinais de envelhecimento cognitivo que afetam a memória podem começar a surgir aos 45 anos. Meredith explicou que dormir bem contribui para a cognição. “Muitos estudos mostraram consequências negativas para a memória de curto e longo prazo quando os indivíduos têm um sono inadequado ou disfuncional”, disse.

Mulher dormindo na cama e sorrindo
Recomendam ter uma boa noite de sono

A neurologista do sono salientou como dormir bem ajuda o cérebro: “A consolidação da memória é maior após uma noite de sono, com maior melhora quanto mais dormimos”. Ela prosseguiu: “Uma das funções mais importantes do sono é a lavagem cerebral”. Já Chris Winter listou os benefícios de ter um descanso de qualidade.

Para o neurologista, dispor de um bom sono contribui para os processos que bombeiam resíduos do cérebro por meio do sistema glinfático; regula o ritmo circadiano; desempenha um papel de equilíbrio nos hormônios e substâncias químicas no corpo; afeta o sistema imunológico e condições inflamatórios; e melhora a concentração, foco e cognição.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?