Harvard revela exercício de força mais eficaz para tonificar músculos
Segundo os pesquisadores da Universidade de Harvard, obter os resultados almejados com o ganho de massa muscular requer acertar no treino
atualizado
Compartilhar notícia
Ir à academia e fazer uma série de exercícios em busca de tonificar os músculos. De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, obter os resultados almejados requer acertar na atividade praticada. Ao investigar qual seria a modalidade capaz de oferecer mais vantagens à saúde e ganho de massa muscular, os experts concluíram: o treino deve ser feito com o peso do próprio corpo.
De acordo com a Escola de Saúde da renomada instituição, os treinos com peso corporal trazem um leque de benefícios e põem um ponto-final em um hábito comum dos procrastinadores de atividade física. “Não só proporcionam um excelente treinamento, como também ajudam a superar desculpas comuns que criamos para evitar [fazer] o exercício”, explicaram os pesquisadores à revista Vogue Espanha.
Por meio do treino com o peso do próprio corpo, as desculpas “Não tenho tempo para ir à academia” e “Não tenho materiais para treinar” não são válidas. Entre as vantagens desse tipo de atividade, estão o fato de poder ser feita em um pequeno espaço e dispor do menor risco de lesão. Entre os exercícios praticados com o peso do corpo estão: agachamento, afundo, prancha, flexão e elevação pélvica.
Com a finalidade de comprovar a tese em relação ao ganho de massa muscular, os experts de Harvard analisaram um estudo publicado na revista acadêmica Physiology and Behavior. A pesquisa reuniu um grupo de mulheres jovens. Na décima semana de investigação, notaram resultados consideráveis das participantes.
Em torno de 33% das mulheres apresentaram melhoria da capacidade aeróbica e da resistência muscular, em especial da região do core, com um aumento de 11%. Na parte inferior do corpo, houve um desenvolvimento positivo de 6%.
Os pesquisadores de Harvard também revisaram um estudo japonês com participantes de 60 anos. Na análise, os integrantes da pesquisa conseguiram ganhar 15% de massa muscular após 10 meses. Diariamente, os participantes seguiam uma rotina simples composta por oito exercícios feitos com o peso do próprio peso. A área inferior foi a mais beneficiada com o treino.
Quem tem dúvidas em como executar as atividades, aplicativos dispõem de séries com agachamento, afundo e flexão para iniciantes.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.