metropoles.com

Com expulsão de Frota, PT volta a ser maior bancada da Câmara

Partido tem 54 deputados, um a mais que o PSL. O parlamentar foi desligado da sigla após críticas ao governo e ao presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PT
1 de 1 PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A expulsão do deputado Alexandre Frota mudou a configuração da Câmara dos Deputados. A saída do parlamentar do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, alterou a ordem das bancadas. Agora, o PT volta a ter o maior número de integrantes da Casa.

Tanto o PT como o PSL possuíam 54 deputados nas composições. A sigla do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um deputado a mais. Na terceira posição aparece o PL, com 39 deputados.

Frota foi expulso do PSL nesta terça-feira (13/08/2019), após reunião do diretório do partido. De aliado, ele passou a crítico do governo e de Bolsonaro, ex-correligionário. Coube a uma comissão da Executiva nacional da sigla limar Frota. A decisão foi unânime: nove votos.

O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), explicou nesta terça as razões que levaram a agremiação política a desfiliar o deputado Alexandre Frota (SP). De acordo com ele, o “desalinhamento” do ex-ator ficou insustentável. “Não concordamos com o comportamento dele”, pontuou Bivar.

Antes mesmo de Frota se abster na votação do segundo turno da reforma da Previdência, o que acentuou a crise entre o PSL e o deputado, um procedimento interno já avaliava a conduta do parlamentar.

“Tem que, no mínimo, respeitar a hierarquia do partido e o sentimento de unicidade que todo partido procurar ter. Dentro do desalinhamento, que não foi nem uma nem duas vezes, decidimos pela desfiliação”, destacou Bivar.

O congressista optou por não se alinhar automaticamente a todas as decisões de Bolsonaro e, ao se dizer “decepcionado” com a atuação do correligionário nos primeiros meses, entrou na mira dos bolsonaristas mais ferrenhos no PSL.

Ele criticou, por exemplo, a nomeação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, para a Embaixada do Brasil em Washington.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?