metropoles.com

Nova cervejaria regularizada do DF começa a produzir em breve

Em duas semanas os equipamentos estarão funcionando e produzindo cinco tipos da bebida: IPA, American Pale Ale, Scotch Ale, American Lager e Witbier

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
cerveja
1 de 1 cerveja - Foto: Divulgação

A gente pode até não perceber, mas nos fins de semana muitas casas espalhadas por Brasília exalam o cheirinho de malte cozido. Não existe um número preciso, mas a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Distrito Federal acredita que, aproximadamente, 500 pessoas usem o quintal ou a cozinha para fazer a própria cerveja.

Desse grupo já saíram e ainda vão sair mestres-cervejeiros, cervejarias ciganas, sommeliers e até microcervejarias. Como a Stad Bier, que, entre 2004 e 2009, produziu sua bebida no DF. Atualmente, a produção ocorre em Luziânia (GO).

A história que vamos contar hoje começa como tantas outras: na panela.

Máfia Beer – candanga até dizer chega!
Sabe aquele tipo de pessoa teimosa, insistente e superdeterminada? O nome dessa figura é Marco Aurélio de Faria, mas todo mundo do meio cervejeiro o conhece pelo diminutivo. Marquinho já foi dono de restaurante, uma experiência difícil que não deu muito certo. Fechou as portas poucos anos depois e, longe dos fogões, decidiu pegar a estrada.

O encontro com a cerveja artesanal aconteceu a 1.680km de distância, mais precisamente em Florianópolis (SC). Lá, Marquinho conheceu um produtor e ficou obcecado pela transformação do alimento, descobriu que produzir bebida a partir de grãos não era uma tarefa difícil. É claro que a paixão por cerveja já existia, mas naquele dia, a relação com a bebida mudou de estágio. Virou amor!

De volta a Brasília, começou a pesquisar. Montou o próprio equipamento, adaptou panelas do antigo restaurante e comprou os insumos necessários para a primeira brassagem: malte, lúpulo e levedura. Aprendeu sozinho, fez uma lambança na casa da mãe, saiu vivo com os primeiros 50 litros de cerveja. A primeira filha foi uma Blond Ale, a primogênita de muitas.

Marina Cavechia/Metrópoles
A essa altura, a cervejaria de panela já precisava de um nome. Ele conta que a inspiração veio da década de 1930, período de lei seca nos Estados Unidos, quando apenas os mafiosos tinham acesso a bons produtos contrabandeados. “Para que todo mundo tivesse o prazer de tomar uma boa cerveja, nós criamos a Máfia Beer”, explica.

A brincadeira que começou com 50 litros ficou séria quando a produção passou para 150 litros. Depois de muito estudo, cursos, pesquisas e estágios em cervejarias, a meta subiu de novo: produzir 500 litros em uma fábrica regularizada.

O espaço escolhido foi um terreno de 1000m² em São Sebastião. Nele, o cervejeiro acomodou quatro fermentadores, uma tina de brassagem, outra de filtragem, uma panela de fervura e um trocador de calor. Com essa estrutura, a Máfia Beer vai conseguir fazer 8 mil litros de cerveja por mês.

Está praticamente tudo pronto. Em duas semanas os equipamentos estarão funcionando e produzindo as receitas mafiosas da bebida que tanto amamos. Na nova cervejaria regularizada do Distrito Federal, cinco estilos serão feitos: IPA, American Pale Ale, Scotch Ale (com pimentas defumadas em folhas de laranjeiras), American Lager  (com dry hopping de lúpulo Mosaic) e Witbier (com limão siciliano, mexerica, camomila e coentro).

O próximo desafio vai ser tirar o registro de microcervejaria emitido pelo Ministério da Agricultura e aguardar a análise de impacto ambiental feita pela Secretaria de Meio Ambiente do DF. A parte burocrática ainda deve demorar um pouco, mas a expectativa é que até o fim do ano tenhamos novas cervejas brasilienses nos bares e lojas de Brasília. Mal podemos esperar!

Seja bem-vinda Máfia Beer!

*André Vasquez e Marina Cavechia são sócios e curadores do clube de cerveja por assinatura Ohmybeer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?