metropoles.com

Residência Oficial do GDF ganhou 41 obras para “aformoseamento”

Empréstimo dos itens do acervo do Museu Nacional da República e do Museu de Arte de Brasília, que já estão no local, terá duração de 3 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Aguas Claras Foto Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Foto: Myke Sena/ Esp. Metrópoles
1 de 1 Foto: Myke Sena/ Esp. Metrópoles - Foto: Aguas Claras Foto Myke Sena/Especial para o Metrópoles

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF cedeu 41 obras de arte do acervo do Museu Nacional da República e do Museu de Arte de Brasília para “aformoseamento” da Residência Oficial de Águas Claras.

O empréstimo tem duração de três anos, prazo que pode ser prorrogado. A Secretaria de Segurança Pública é responsável pelos itens.

Assinado na segunda-feira (13/01/2020), o Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel nº 03/2019 foi publicado na edição desta quarta-feira (15/01/2020) do Diário Oficial do DF (DODF).

O documento ressalta que a destinação das obras é o “aformoseamento” do prédio, “tão e somente essa”, sem liberalidade para utilizá-las de outra forma.

Um dos donos do acervo, o Museu de Arte de Brasília está fechado desde 2007 e passa por obras de revitalização. Conforme noticiou o Metrópoles, a previsão é de que o espaço seja reinaugurado em abril deste ano.

Criada para abrigar governantes e historicamente usada para reuniões de interesse do GDF, a Residência Oficial de Águas Claras foi transformada em Casa de Cultura e Cidadania em 2019.

A ideia é que o local abrigue projetos sociais, ofereça palestras, exposições, cursos de capacitação e visitas guiadas. A supervisão é da SSP.

Em nota, a SSP disse que as 41 obras estão instaladas na residência desde 16 de novembro de 2015 e agora foi formalizada a cessão da Casa Militar do DF para a SSP, atual gestora do espaço.

A Secretaria de Cultura informou que as peças são constantemente vistoriadas e avaliadas pelos técnicos de conservação e restauro da pasta. “É importante frisar que o Museu de Arte de Brasília conta com um acervo de 1.370 obras e o Museu Nacional da República possui mais de 1.700 ”, acrescentou.

Confira o termo de cessão:

Reprodução/DODF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?