metropoles.com

Renault Kwid, lançado há três meses, tem sérios problemas nos freios

Sistema pode trincar, causar “ineficiência” na frenagem, travar as rodas e, claro, perder dirigibilidade – e aí, salve-se quem puder

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

 

O compacto Kwid, da Renault, foi planejado por anos e acaba de chegar ao mercado brasileiro. Mesmo assim, vai ter que voltar às concessionárias para que os mecânicos consertem dois defeitos sérios: um no sistema de freios e outro no tubo de combustível.

A questão dos freios é, obviamente, grave. O próprio comunicado da Renault alerta que o sistema pode ter trincas e, em “casos extremos”, ocasionar ineficiência de frenagem ou travamento das rodas e perda de dirigibilidade e, assim, causar acidente.

Sendo mais claro: o motorista de alguns dessas 21.802 unidades convocadas pode bater em outro carro, atropelar um pedestre, capotar e até morrer se os freios falharem, certo?

Por isso, os técnicos farão uma verificação e, caso necessário, substituirão componentes do sistema de freios. O cliente deverá sem carro por um dia, mas não deixe de procurar uma loja por isso.

Foto: Renault/Divulgação

O recall envolve os chassis (não sequenciais) de HJ524902 até JJ999218, fabricados entre 1 de março/2016 e 2 de novembro/2017.

Já o tubo de combustível pode ser perfurado e vazar de combustível. A Renault fará o “reposicionamento do componente” e, se necessário, o substituirá.

Nesse caso específico, o recall envolve 16.798 unidades do Kwid, fabricadas entre 1 de março/2016 e 27 de setembro/2017, dos seguintes chassis (não sequenciais) HJ524902 até JJ999218.

Mais dor de cabeça

A Renault também chama os donos de Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch (foto) para verificar a mangueira de direção de baixa pressão da direção hidráulica.

Foto: Renault/Divulgação

Veja as possíveis consequências: a deterioração do componente causa o vazamento, a direção pode endurecer e, e casos extremos, perda da dirigibilidade com risco de acidente.

Os reparos são gratuitos e o serviço deve ser agendado. Caso o cliente tenha dúvidas, a Renault oferece seu Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800-0555615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?