metropoles.com

Yanomamis enviam estatueta alternativa para indicados ao Oscar; entenda

Concorrentes ao Oscar foram convidados a conhecer as consequências do garimpo ilegal e a promover a causa dos indígenas Yanomami

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
estatueta Omama Yanomami
1 de 1 estatueta Omama Yanomami - Foto: Reprodução

“Você não precisa de ouro para brilhar”. Esse é o lema de uma campanha destinada a sensibilizar artistas indicados ao Oscar 2023 a se tornarem embaixadores da causa dos indígenas Yanomami, que vivem entre o Brasil e a Venezuela e passam por uma grave crise humanitária.

Uma estatueta de barro alternativa ao Oscar, representando Omama, a principal divindade Yanomami, foi enviada a atores como Brendan Fraser, um dos favoritos ao prêmio de melhor ator por “A Baleia”, e Hong Chau, Stephanie Hsu e Michelle Yeoh do candidato a melhor filme “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”.

2 imagens
Campanha Yanomami
1 de 2

Campanha Yanomami

Reprodução
2 de 2

Campanha Yanomami

Reprodução

Nas redes sociais, está em andamento uma campanha estrelada pelo líder indígena Júnior Hekurari Yanomami. A iniciativa marca os perfis de artistas e chama a indústria do cinema a uma reflexão sobre o papel do ouro no mundo dos brancos e o custo da exploração do metal para populações tradicionais que vivem onde há jazidas.

“Na sua cultura, ouro é símbolo de sucesso, mas é importante saber a que custo”, diz ele, em sua língua. “Você tem a oportunidade de se posicionar diante de milhões de pessoas e pedir para o mundo todo o fim do garimpo ilegal do ouro”, completa Júnior Hekurari Yanomami, dirigindo-se aos atores hollywoodianos.

No material da campanha são apresentados os danos causados pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e é lembrado que, de joias comuns a vários objetos simbólicos para a humanidade, como a própria estatueta do Oscar, a Copa do Mundo Fifa, os Emmys, as medalhas olímpicas, o prêmio Nobel e o anel do Super Bowl, muito do que significa vitórias para nós é feito de ouro.

E que esse ouro pode vir de garimpos que custam a vida e a cultura de milhares de pessoas.

Veja o vídeo da campanha:

Oscar 2023

A cerimônia de premiação dos melhores do ano no cinema segundo a academia norte-americana acontece na noite deste domingo (12/3). No horário de Brasília, os prêmios começam a ser entregues às 21h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?