metropoles.com

Silveira culpa “irresponsabilidade de Paulo Guedes” por energia cara

O presidente Lula e os ministros da Fazenda e de Minas e Energia se reuniram nesta segunda para debater o preço da energia no país

atualizado

Compartilhar notícia

Tauan Alencar/Flickr do Ministério de Minas e Energia
imagem colorida do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante coletiva no MME - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante coletiva no MME - Metrópoles - Foto: Tauan Alencar/Flickr do Ministério de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, nesta segunda-feira (1º/4), que parte da responsabilidade sobre as altas tarifas na conta de luz é do ex-ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes.

A declaração foi dada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a fim de discutir alternativas para baratear a conta de energia no país.

“Muitos subsídios passaram a integrar a conta de energia no Brasil, sacrificando de forma muito vigorosa o consumidor regulado, que é aquele consumidor que recebe a conta de energia em casa”, afirmou Silveira.

“Muitos custos [são] advindos da irresponsabilidade do ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes, que contraiu empréstimos para poder, por exemplo, pagar a ‘conta Covid’ e para poder pagar a conta de escassez hídrica em nome do consumidor de energia do Brasil”, complementou.

Segundo o ministro de Minas e Energia, as medidas são “bombas de efeito retardado”, que agora cabe ao governo resolver.

Alternativas

Silveira explicou que, durante a reunião, foram apresentadas algumas sugestões para minimizar os impactos das tarifas para o consumidor. Uma delas é usar recursos dos leilões da Pré-Sal Petróleo (PPSA) para financiar o custo da energia.

“Outra alternativa é discutir a equalização entre mercado livre e mercado regulado para que a gente possa fazer justiça tarifária no país”, destacou o ministro.

Além disso, outra proposta é que o montante para subsidiar as tarifas venha do Orçamento da União. O tema, no entanto, ainda deve ser discutido em outras oportunidades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?