metropoles.com

RJ pretende imunizar 300 mil contra febre amarela neste sábado

Prefeitura da capital iniciou campanha do “Dia D” de vacinação. Até o momento, 26 casos já foram registrados na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
1106016-crisindbrasil_abr_27012018__4581_1
1 de 1 1106016-crisindbrasil_abr_27012018__4581_1 - Foto: Agência Brasil

A previsão para o Dia D de vacinação contra a febre amarela no município do Rio é imunizar 300 mil pessoas neste sábado (27/01). O prefeito Marcelo Crivella foi acompanhar o trabalho das equipes no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, zona sul da cidade. Ele disse que se a campanha tiver, em 2018, o mesmo sucesso do ano passado, o município vai ultrapassar a marca de 1,5 milhão de pessoas imunizadas.

A vacinação nos postos municipais do Rio vai até as 17h. “Que venham todos se vacinar. De nove meses a 59 anos e 11 meses”, recomendou o prefeito Marcelo Crivella.

Sobre a vacinação para maiores de 60 anos, o secretário municipal, Marco Antônio de Mattos, sugere que os idosos façam uma consulta com seu médico ou em um posto de saúde para saber se está apto a ser imunizado. “O importante é o médico deste paciente encaminhar um receituário para o posto de saúde dizendo que ele pode tomar a vacina da febre amarela”.

A bancária Bianca Albuquerque, de 50 anos, foi hoje ao Centro da Gávea para tomar a vacina. Moradora do Leblon fez algumas tentativas para receber a dose, mas não tinha sido bem-sucedida. “Estava encontrando dificuldade antes. Só tem 300 senhas por dia. Sempre que chegava aqui já tinham distibuído as senhas da manhã e eu não posso de manhã e por isso não conseguia me vacinar. Esse Dia D foi muito legal”, contou.

De acordo com o último informe epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, foram registrados 26 casos de febre amarela silvestre em humanos no território fluminense com 8 mortes: duas em Teresópolis, quatro em Valença, uma em Nova Friburgo e uma em Miguel Pereira. Além dos óbitos houve registros da doença em Teresópolis (2) e Valença (9). Os outros municípios com anotação de casos da doença foram Petrópolis, Duas Barras, Vassouras e Sumidouro. Em macacos apenas Niterói teve confirmação de febre amarela em animais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?