metropoles.com

Saneamento rural: governo prevê R$ 218 bi, mas não garante fonte

Funasa gerenciará programa, que deve beneficiar 40 milhões de pessoas até 2038, promete o governo – sem revelar de onde sairão os recursos

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Especial para o Metrópoles
WhatsApp-Image-2019-12-03-at-18.12.09
1 de 1 WhatsApp-Image-2019-12-03-at-18.12.09 - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

O governo federal lançou nesta terça-feira (3/12/2019) o Programa Saneamento Brasil Rural, com previsão de investimento de R$ 218,9 bilhões até 2038. A iniciativa pretende beneficiar, ao longo desses 20 anos, cerca de 40 milhões de pessoas do campo, da floresta, de comunidades indígenas e extrativistas, de pequenos assentamentos e de aglomerados rurais.

O programa será gerenciado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde. Segundo a fundação, o programa será executado junto a instituições vinculadas aos governos federais, estaduais e municipais e à sociedade civil.

“Pretendemos chegar muito perto da universalização do saneamento básico na área rural, diminuindo drasticamente a incidência de doenças transmitidas pela água”, disse o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira.

A cerimônia de lançamento foi realizada nesta tarde no Palácio do Planalto e teve participação do presidente Jair Bolsonaro, que não discursou. A portaria de criação foi assinada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Nogueira afirmou que os recursos serão de origem pública e também privada, contando com a perspectiva de aprovação do Marco Legal do Saneamento.

“O programa identificou aquilo que precisa ser feito e também deu caminhos de como fazer, e os recursos necessários para os próximos 20 anos. E os recursos serão tanto recursos públicos quanto privados. Até porque recurso público, dada a necessidade, não dá para bancar”, explicou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?