metropoles.com

Roberto Caldas apresenta atestado de 10 dias e não depõe à polícia

Nova intimação será enviada nos próximos dias. Delegada responsável afirmou que caso é novo “marco do Brasil” contra a violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Delegada da Mulher Sandra Gomes de Melo
1 de 1 Delegada da Mulher Sandra Gomes de Melo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após apresentar um atestado médico, o ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) Roberto Caldas não compareceu à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), nesta sexta-feira (18/5), para cumprir a intimação policial. O jurista foi denunciado em abril pela ex-mulher, a estudante Michella Marys, em razão de agressões verbais, psicológicas, físicas e ameaça de morte. Caldas também responde por assediar sexualmente duas babás. Os casos correm sob sigilo.

Segundo a responsável pelas investigações, delegada Sandra Gomes, titular da Deam, o acusado apresentou o documento médico com validade de 10 dias, apesar de não ter esclarecido a doença que o incapacitou de comparecer ao depoimento. Agora, a delegada deve intimá-lo para uma nova oitiva. “Como não há prerrogativa para o cargo que ele ocupa, o caso será tratado como os demais que chegam aqui diariamente. Queremos terminar logo”, disse Sandra.

Pela intimação, o advogado Roberto Caldas deveria ter comparecido à presença da autoridade policial às 14h desta sexta (18). Entretanto, os novos advogados do ex-juiz decidiram entregar o documento pouco antes do meio-dia, para a delegada de plantão.

Arquivo Pessoal
Michella acusa o ex-marido de agressão. Caldas foi afastado da Corte Interamericana de Direitos Humanos

 

Gravações
O escândalo de Roberto Caldas veio à tona após a ex-mulher do renomado advogado trabalhista ter apresentado quase 30 áudios, todos revelados pelo Metrópoles, nos quais ele foi gravado fazendo fortes agressões verbais contra a então companheira. As acaloradas discussões sugeriam violência física também. Caldas foi denunciado com base na Lei Maria da Penha.

“Esse é o segundo marco que o Brasil fixa com base em violência doméstica, dado o fato de o envolvido ter ocupado um cargo tão importante dentro de uma instituição que tem esse tipo de crime como o mais discutido internamente”, afirmou a delegada.

Segundo Sandra, outras testemunhas já foram ouvidas pela equipe de investigação, mas ela preferiu não revelar quem já depôs. “Queremos terminar logo. Não é inquérito para demorar muito, porque a própria vítima apresentou provas robustas”, afirmou.

A delegada explicou ainda que, apesar de não haver flagrante, a prisão não está descartada. Tudo vai depender das medidas protetivas autorizadas pela Justiça a favor de Michella. Caso Caldas descumpra alguma determinação que venha a ser estipulada, ele poderá ser detido.

Na primeira audiência com o juiz, Roberto Caldas comprometeu-se a manter distância da ex-mulher, fato que motivou o magistrado do caso a indeferir as medidas protetivas solicitadas pela defesa da vítima. No entanto, uma revisão foi requerida pelo advogado Pedro Calmon, responsável pela defesa de Michella, e a nova decisão deve sair nos próximos dias.

O advogado Roberto Caldas, por meio de sua assessoria, afirmou que não comentará o caso.

Repercussão
Após a divulgação das acusações contra Roberto Caldas, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) disparou nota para “exigir celeridade na apuração e na devida punição às graves denúncias de violência doméstica e assédio sexual”.

“O CNDM irá acompanhar com muita atenção o processo de apuração e denúncia e espera que este caso seja exemplo de justiça e agilidade, com o fim de evitar que novas mulheres sejam vítimas”, registra o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?