metropoles.com

Queiroga promete 60 milhões de doses de vacina contra Covid neste mês

O objetivo do governo federal é que toda a população adulta receba a primeira dose até setembro, e a segunda, até dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
queiroga-vacina-5
1 de 1 queiroga-vacina-5 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na tarde desta quinta-feira (5/8), que o Brasil receberá, no mês de agosto, “mais de 60 milhões de doses” de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O cardiologista também adiantou que, para o mês de setembro, a expectativa é que essa mesma quantia de imunizantes chegue ao país.

O anúncio foi feito durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, para entrega das medalhas da Ordem do Mérito Médico e Ordem do Mérito Oswaldo Cruz.

Queiroga ressaltou o recorde de 43 milhões de doses distribuídas somente no mês de julho, a aplicação de mais 147 milhões de unidades de vacina contra a Covid-19, e o fornecimento de mais 184 milhões de doses aos brasileiros.

O chefe da pasta da Saúde reforçou, inúmeras vezes, que o objetivo do governo federal é que toda a população adulta receba a primeira dose até setembro, e a segunda, até dezembro.

“Assim, esperamos um controle adequado do caráter pandêmico da Covid-19. Nosso único inimigo é o vírus. Por isso, é importante a união de todos. Seguiremos juntos com respeito às orientações das autoridades sanitárias e à vacinação de nossa população”, disse, em cadeia nacional.

Na semana passada, o cardiologista foi além e estimou que 50% da população acima de 18 anos deve receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o fim do mês de setembro.

“O PNI tem dado as respostas que a sociedade precisa. A vacina fez cair em 40% o número de óbitos. É a melhor estratégia para controlar o caráter pandêmico da doença”, acrescentou o ministro.

25% da população imunizada

Dados do Ministério da Saúde mostram que 64,2% dos brasileiros maiores de 18 anos receberam uma dose da vacina contra a Covid-19. Disponível na plataforma LocalizaSUS, o levantamento considera o período desde o início da campanha de imunização até a quarta-feira (4/8).

O órgão também aponta que 40,4 milhões de brasileiros foram vacinados com as duas aplicações ou com o imunizante da Janssen, de dose única. O número representa 25,2% da população adulta do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?