metropoles.com

Quase metade dos praças da PM é bolsonarista, aponta levantamento

Entre eles, 12% de PMs defendem pautas mais radicais, como o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF)

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos /PR
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos /PR

Uma pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que 41% dos policiais militares de baixa patente — soldados, cabos, sargentos e subtenentes — estão entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O levantamento foi obtido com exclusividade pelo UOL e publicado nesta sexta-feira (7/8).

Segundo a pesquisa, esse grupo usa as redes sociais para interagir com páginas e grupos bolsonaristas. Entre eles, 12% de PMs, 7% dos policiais civis e 2% dos agentes federais defendem pautas mais radicais, como o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O número de apoiadores do presidente é menor entre os policiais civis e federais.

0

A pesquisa foi feita com base em 885.730 policiais da ativa ou aposentados identificados no portal da transparência de estados e da União. A partir daí, os responsáveis localizaram os perfis no Facebook de 141.717 agentes de segurança.

Outro dado que chama a atenção são as opinões sobre temáticas como as pautas LGBTQ+. De acordo com o levantamento, 24% de todas as interações de PMs nesses grupos e páginas tinham conteúdo homofóbico.

Por outro lado, o fórum identificou a defesa de pautas sociais, como o combate à violência contra a mulher, em 12% dos perfis de policiais civis, 6% dos PMs e 3% dos agentes federais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?