metropoles.com

Presidente do Inep pede demissão “por motivos pessoais”

Demissão de Danilo Dupas ocorre a quatro meses do Enem. Informação foi anunciada por Victor Godoy, ministro da Educação, nesta quarta (27/7)

atualizado

Compartilhar notícia

INEP
Danilo Dupas
1 de 1 Danilo Dupas - Foto: INEP

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, pediu demissão e deixará o cargo. A informação foi anunciada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, nesta quarta-feira (27/7). Dupas estava no posto desde fevereiro de 2021.

Em uma rede social, Godoy afirmou que a saída ocorreu “por motivos pessoais e a pedido”. “Agradeço por todo o trabalho realizado neste período, que trouxe avanços importantes para a autarquia”, escreveu. O ex-presidente da instituição ainda não se pronunciou sobre a decisão.

A saída de Dupas ocorre a quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para novembro. Ele também deixa o cargo em meio a denúncias sobre supostos “desvios éticos e assédio moral”. Os casos foram denunciados pela Associação de Servidores do Inep (Assinep) em novembro de 2021.

Em junho deste ano, a Comissão de Ética Pública (CEP) arquivou a investigação de assédio contra Danilo por “ausência de materialidade”. “Tal ação deixa clara a ilibada conduta de alta gestão na direção dos processos da autarquia”, informou o Inep, no início de junho.

Dupas foi o quinto presidente do Inep desde o início do governo de Jair Bolsonaro (PL). A instituição enfrenta uma crise por conta de episódios relacionados a problemas na divulgação das notas do Enem, repetição de questões de edições anteriores da prova e atraso na licitação para contratar empresa responsável pela aplicação do exame, entre outros.

Presidente interino

No comunicado divulgado nesta quarta, Victor Godoy também informou que, a partir de 1º de agosto (segunda-feira), o diretor Carlos Moreno será presidente interino da instituição, “garantindo a continuidade dos exames e das avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira”.

Servidor de carreira do Ministério da Educação há 37 anos, Moreno é mestre em estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo Godoy, o funcionário já ocupou “diversas funções no Inep e conhece profundamente os processos, as avaliações e os exames da autarquia”.

Antes de assumir interinamente a presidência do Inep, Moreno atuava como diretor de Estatísticas Educacionais no órgão.

Veja o anúncio de Victor Godoy:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?