Tebet diz que minirreforma ministerial “urge” e presidente Lula sabe
Ministra Simone Tebet disse que mudanças nos ministérios de Lula devem começar em agosto deste ano e podem se estender até 2024
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta terça-feira (15/8) que uma minirreforma ministerial “urge” e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem consciência disso. “A minirreforma ministerial urge, ela se faz necessária, o presidente tem consciência disso”, disse a chefe da pasta, nesta manhã, em conferência da XP, em Brasília.
Segundo ela, a reforma pode começar agora, no mês de agosto, e se ampliar no o ano que vem. “Acredito que ela vai acontecer ainda no mês de agosto. Eu não sou da equipe política, eu tenho até que tomar um cuidado de falar, em dar respostas muito diretas. Ainda que eu saiba sobre elas, de uma certa forma, não cabe a mim”.
Tebet salientou que o governo é de frente ampla, que começou a ser organizada já no segundo turno das eleições em 2022, quando ela mesma se juntou à campanha petista. “Muitos partidos e muitos parlamentares que não nos apoiaram no primeiro e no segundo turno querem se somar conosco num projeto de país. E você tem que fazer concessões”, defendeu ela.
“Acredito que esses são ajustes finos que precisam ainda ser feitos e, ao serem feitos, vão dar a tranquilidade necessária para, a partir de 1º de setembro, a gente começar já a executar, operacionalizar tudo aquilo que nós vamos entregar”, concluiu.
Com intuito de ganhar mais apoio no Congresso Nacional para aprovar temas importantes na área econômica, o presidente Lula confirmou a troca de comando em alguns ministérios, mas a avaliação de líderes da Câmara é que os anúncios estão demorando a serem confirmados.
A expectativa é que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (Progressistas-MA) sejam anunciados como novos ministros do terceiro governo Lula ainda nesta semana.