metropoles.com

STF autoriza oitiva com presidente do TCU em inquérito sobre Angra 3

O filho do ministro Aroldo Cedraz, o advogado Tiago Cedraz, é citado em um inquérito que investiga corrupção na construção da Usina de Angra 3

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro Aroldo Cedraz
1 de 1 Ministro Aroldo Cedraz - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a Polícia Federal colha o depoimento do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, em um inquérito que investiga o filho dele, o advogado Tiago Cedraz, e membros do PMDB por corrupção na construção da Usina de Angra 3.

Teori atendeu a um pedido da Polícia Federal com o aval do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro estendeu por mais 60 dias o prazo para a continuidade das investigações e autorizou oitivas também com Tiago, Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, e Andre Serwy, apontado como operador do senador Edison Lobão (PMDB-MA) no esquema.

Além de Tiago, o inquérito inclui Lobão e outros dois senadores do PMDB – o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o senador Romero Jucá (RR) – além do ministro do TCU Raimundo Carreiro. O grupo é investigado com base na delação do dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, que teria relatado pagamentos mensais a Tiago em troca de influência e informações sobre o TCU

Pessoa disse ter negociado pagamento de R$ 1 milhão com o advogado para liberação, pelo Tribunal de Contas, das obras da usina de Angra 3 – que teve a UTC entre as empreiteiras que formavam consórcio contratado para execução do projeto. O processo foi relatado pelo ministro Raimundo Carreiro no TCU. Edison Lobão, então ministro de Minas e Energia, teria articulado os repasses ao PMDB em troca do negócio da usina de Angra 3, sob responsabilidade da Eletronuclear.

Os investigados negam as acusações e rechaçam as informações contidas no depoimento de Pessoa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?