metropoles.com

Senador cotado para assumir a Petrobras é escalado para COP27

Com experiência de quase três décadas no ramo, Jean Paul Prates (PT-RN) é o nome de Lula para o comando da Petrobras a partir de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado
imagem colorida senador jean paul prates, indicado à petrobras - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida senador jean paul prates, indicado à petrobras - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Cotado para assumir o comando da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) integrará a comitiva do Senado Federal na conferência sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, durante os dias 6 a 18 de novembro, no Egito.

Prates, que é líder da minoria no Senado Federal, é do ramo energético, com experiência de quase três décadas nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.

O senador também é o autor do projeto que cria o marco legal para a geração e exploração de energias renováveis no mar (offshore), e preside a Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia.

Conforme antecipado pelo Metrópoles, ele é o nome mais cotado por Lula para presidir a Petrobras a partir de 2023.

Desde o início da campanha, o parlamentar contribuiu na construção do programa de governo de Lula no campo energético, e, de acordo com interlocutores da campanha do petista, pesa a seu favor a experiência que acumulou em sua vida profissional atuando no ramo petrolífero.

Há ainda no PT um reconhecimento do gesto político do senador, que abriu mão de disputar a reeleição para o Senado, em nome da aliança no Rio Grande do Norte, em torno da busca de novo mandato para a atual governadora, Fátima Bezerra. Prates era suplente de Fátima Bezerra e assumiu a vaga quando ela foi eleita para o cargo.

Lula convidado

Na última segunda-feira (1º/11), o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, convidou o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para participar da COP27, que contará com a presença de mais de 90 chefes de Estado e mais de 40 mil congressistas.

Durantes os 13 dias de evento, os participantes irão discutir seis temas principais: Transições Justas, Segurança Alimentar, Financiamento Inovador para Clima e Desenvolvimento, Investir no Futuro da Energia, Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade de Comunidades Vulneráveis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?