metropoles.com

Renan Calheiros: “Governo conseguiu definir agenda mínima com Congresso”

O senador foi um dos articuladores do “jantar da paz” entre Maia e Guedes. Ele se diz otimista em relação ao teto de gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Senador Renan Calheiros
1 de 1 Senador Renan Calheiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Um dos articuladores do “jantar da paz” entre o ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) avaliou nesta terça-feira (6/10) que o encontro permitiu ao governo alcançar o objetivo de estabelecer junto com o líderes no Congresso um acordo para uma “agenda mínima” de trabalho, a partir de agora.

Renan Calheiros se referiu à reunião ocorrida na casa de Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na noite de segunda-feira (5/10). “A reunião para pacificar as relações entre o Congresso e a equipe econômica alcançou plenamente todos seus objetivos. A conversa demonstrou humildade e boa vontade de ambos os lados”, disse o senador.

“Foi acordada uma agenda mínima, que será previamente detalhada a partir de hoje entre o governo e os líderes partidários”, destacou.
Essa agenda envolve, de acordo com Calheiros, uma formulação para se viabilizar o novo programa social do governo, o Renda Cidadã, que Bolsonaro pretende lançar com o objetivo de substituir o Bolsa Família. A agenda mínima, segundo ele, também inclui as reformas administrativa e tributária.


O senador também disse que fez sugestões para viabilizar as prioridades do governo. “Sugeri o corte de R$ 5 bilhões das emendas parlamentares, maior tributação dos salários de 50, 70, 100 mil, o fim dos supersalários públicos, já aprovado pelo Senado, além da qualificação dos gastos públicos”, escreveu o senador pelo Twitter.

“Como senador da República cumpri uma missão institucional. A agenda será tocada pelos líderes. Estou indo para Alagoas e à disposição para novas contribuições. O Brasil merece o direito de viver em paz”, disse.

Calheiros apontou que o governo precisa discutir com os três poderes formas de articular o Renda Cidadã. “O tempo é escasso, mas a convergência obtida na reunião nos permite ser otimistas em relação as providências para manter a responsabilidade fiscal diante da crise que se avizinha”, postou.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?