metropoles.com

“Quem vai decidir o 5G sou eu”, diz Bolsonaro sobre internet móvel no país

Presidente afirmou que conversa com autoridades do governo e com o governo dos Estados Unidos sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (3/9) que será ele quem irá decidir pela implementação do 5G no Brasil.

O 5G é uma internet móvel, de quinta geração, que trará velocidades ainda maiores e “conversa” entre equipamentos de comunicação. A implementação da nova rede se tornou uma disputa entre os Estados Unidos e a China (entenda mais abaixo).

“Olha só, temos o negócio do 5G pela frente. Deixar bem claro: quem vai decidir o 5G sou eu. Não é terceiro, ninguém dando palpite por aí não. Eu vou decidir o 5G”, afirmou Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

O presidente também afirmou que conversa com autoridades do governo e com o governo norte-americano para implementar a rede no Brasil.

“Não é da minha cabeça apenas. Eu converso com o general Augusto Heleno, do GSI, converso com Ramagem, que é chefe da Abin, converso com o Rolando Alexandre que é o diretor-geral da Polícia Federal, com mais inteligência do Brasil, com gente mais experiente, converso com o governo americano, converso com várias entidades, governos de países, né, o que temos de pró e contra”, disse.

Atualmente, o Brasil só tem um aparelho de celular que suporta o 5G: o Motorola Edge. Além disso, a nova rede só será ativada em alguns bairros de apenas oito capitais do país (veja relação mais abaixo).

Outro ponto ainda em discussão é que a implementação da rede não conta com toda a tecnologia prometida pela rede 5G. Quando implementada no país, será apenas uma fase inicial, na qual as operadoras poderão ativar o sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G.

Leilão e guerra comercial

Em fevereiro deste ano, a Anatel havia aprovado a proposta que libera o leilão do 5G no Brasil, o que possibilitaria que a concorrência fosse aberta ainda em 2020, mas por conta da pandemia do coronavírus, a expectativa é que o leilão ocorra apenas no ano que vem.

A implementação da nova rede móvel gerou um impasse na guerra comercial entre Estados Unidos e China.

O presidente norte-americano, Donald Trump, chegou a impor restrições à empresa chinesa Huawei, que fornece tecnologia 5G, e disse que a companhia é uma “espiã”.

Em maio deste ano, Trump prorrogou uma ordem executiva que impede empresas americanas de negociar com companhias que possam gerar “risco à segurança nacional”.

Pelo ato do presidente dos EUA, a medida valerá até 2021. A principal afetada pela decisão de Trump foi a empresa chinesa Wuawei.

O governo norte-americano tem deixado claro que não confia na tecnologia chinesa e que, no cenário do Brasil adotar o modelo da Huawei, não terá como manter parceria neste setor com o Brasil.

Em junho, o ministro da Casa Civil, Braga Netto, afirmou que a implementação da rede móvel no Brasil não deve levar em conta apenas critérios técnicos, mas também políticos.

Veja onde o 5G será ativado no Brasil

Claro

O sinal 5G da operadora foi ativado em julho e será disponibilizado, gradualmente, até o final de setembro, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, nos seguintes pontos:

  • São Paulo: Avenida Paulista e região dos Jardins, bairros de Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera e região da Avenida Berrini e de Santo Amaro.
  • Rio de Janeiro: Ipanema, Leblon e na Lagoa, além de se estender por toda a orla, do Leme até a Barra da Tijuca, passando por Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana.

Vivo

O sinal 5G da operadora está ativo desde julho e está disponível de forma integral nas seguintes localidades:

  • São Paulo: regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia e Berrini.
  • Brasília: Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e shoppings.
  • Belo Horizonte: regiões de Savassi e Afonso Pena.
  • Salvador: Pituba e Itaigara.
  • Rio de Janeiro: Copacabana, Ipanema e Leblon.
  • Goiânia: região central da cidade.
  • Curitiba: Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde.
  • Porto Alegre: Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi.

TIM
O sinal da operadora será ativado a partir de setembro, nas seguintes cidades:

  • Bento Gonçalves (RS)
  • Itajubá (MG)
  • Três Lagoas (MS)
0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?