metropoles.com

Mourão sobre 2022: “Não vejo nome que empolgue eleitorado para 3ª via”

Atualmente, cenário político tem ao menos cinco presidenciáveis, além do presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Metrópoles/ Rafaela Felicciano
1 de 1 Metrópoles/ Rafaela Felicciano - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, nesta segunda-feira (26/4), que, até o momento, não há um nome com força nacional para disputar o pleito de 2022 como uma “terceira via”. A declaração foi feita durante entrevista ao jornal Valor Econômico.

“A terceira via, para surgir, teria que se valer da união dos partidos de centro, centro-direita, centro-esquerda, que largassem de lado, cada um, as suas vaidades e se unissem em torno de um nome factível”, declarou Mourão.

Ele afirmou que esse nome deve “empolgar o eleitorado” e “ser capaz de levar adiante todas as reformas que precisam ser feitas no país”.

Atualmente, o cenário político tem ao menos cinco presidenciáveis, além do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São eles: Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Luciano Huck (sem partido).

Chapa 2022 e candidatura ao Senado

Na entrevista, o vice-presidente também disse que o presidente Jair Bolsonaro deve escolher outro nome para compor a chapa de reeleição em 2022.

Em dois anos de governo, o capitão reformado do Exército e o general têm tido algumas posições diferentes, o que, segundo interlocutores, não agrada o chefe do Executivo.

Com a volta de Lula ao cenário político, Bolsonaro busca um nome forte para tentar a reeleição no ano que vem. Segundo Mourão, no entanto, o presidente não tratou do assunto com ele.

“Bolsonaro vai escolher outra pessoa para acompanhá-lo para a reeleição. O que tenho visto [nas] declarações de Bolsonaro é que ele precisaria de outra pessoa no meu lugar, mas ele nunca disse isso para mim”, disse Mourão durante entrevista ao jornal Valor Econômico.

Segundo o vice, a intenção é de que, no próximo ano, ele concorra a uma vaga no Senado Federal pelo Rio Grande do Sul.

“Se abrir a possibilidade, vejo que disputar a cadeira ao Senado estaria mais ao encontro da maneira como sou, como atuo”.

Mourão afirmou que, caso a candidatura de fato ocorra, “a princípio” deve ser feita pelo PRTB. Ele afirmou, no entanto, que vai esperar para ver se o partido terá alguma reestruturação, sobretudo depois da morte do fundador da sigla, Levy Fidelix, na última semana.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?