metropoles.com

Imagem de pesquisa com vitória de Bolsonaro no 1º turno foi manipulada

Agência Lupa checou a veracidade de informação que circula neste sábado (6/10) nas redes sociais. Confira o resultado

atualizado

Compartilhar notícia

FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Circula na internet imagem de uma suposta pesquisa do Instituto Opinar (foto abaixo) que colocaria o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 59,67% das intenções de voto no Brasil. Segundo o texto que acompanha a imagem, a pesquisa foi feita pela Record e conclui: não haverá segundo turno. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Pesquisa feita pela Record [indica que] […] não haverá segundo turno […]”
Imagens publicadas no Facebook, aqui e aqui, com pelo menos 150 compartilhamentos até as 15h30 do dia 6 de outubro de 2018

A pesquisa mencionada nas imagens teve os números adulterados. O levantamento do Instituto Opinar realizado nas datas descritas – 13 a 16 de setembro – diz respeito apenas ao eleitorado do estado do Piauí. O levantamento mostrava Jair Bolsonaro (PSL) com 13% das intenções de voto – e não 59,67%. Ele estaria empatado com Ciro Gomes (PDT) em segundo lugar. Fernando Haddad (PT) era quem liderava as intenções de voto, com a preferência de 41,87% dos entrevistados. Além disso, a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 12 de setembro, não foi encomendada pela Record TV.

A pesquisa eleitoral divulgada pela Record mais recentemente foi publicada na última sexta-feira (5/10), mas ela não foi realizada pelo Instituto Opinar, e sim pelo Instituto Real Time. O levantamento apontou Bolsonaro com 40% dos votos válidos, percentual que não garantiria a vitória em um primeiro turno. O candidato à Presidência pelo PSL é seguido por Haddad (28%), Ciro (14%), Alckmin (7%) e Marina (5%).

Vale ressaltar que o Instituto Opinar realizou uma nova pesquisa, a qual foi divulgada no dia 4 de outubro, e também não condiz com a imagem difundida nas redes sociais. Neste levantamento mais recente, Haddad aparece com 56,93% dos votos, Bolsonaro com 14,70% e Ciro Gomes com 9,80% – mas os resultados também refletem a preferência apenas do eleitorado do Piauí, ou seja, não têm validade nacional.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Com reportagem de Clara Becker

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?