metropoles.com

Guedes limita assinatura de jornais e extingue uniformes na União

Ministro da Economia revogou quatro instruções normativas do governo federal que regulam compras e licitações

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
paulo guedes
1 de 1 paulo guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, revogou quatros instruções normativas do governo federal que regulam compras, licitações, assinatura de jornais e o uso de uniformes por servidores.

A medida faz parte de um projeto de reestruturação maior. No último sábado (29/02), o Metrópoles revelou que o governo extinguiu 50% das regras de licitação e compras.

Nesta sexta-feira (06/03), em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), Guedes extinguiu regras editadas em 1997 e 1998, pelo antigo Ministério da Administração e Reforma do Estado.

Veja as medidas que perderam validade:

  • Exigência de uso de uniforme nos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais (SISG);
  • Aquisição ou assinatura de revistas, jornais e livros de natureza deve ser estritamente técnica ou aqueles considerados necessários ao serviço;
  • Reavaliação e renegociação de contratos em vigor e das licitações em curso, em função de limitação de recursos;
  • Regulamentação dos procedimentos licitatórios e de contratação de fornecimentos processados pelo Sistema de Registro de Preços, no âmbito dos órgãos e das entidades integrantes do sistema de Serviços Gerais (SISG).

Somente em 2019, foram revogados 164 normativos. Neste ano, o número chega a 20 (16 extintos pela Secretaria Especial de Desburocratização e Governo Digital e 4 pelo gabinete do ministro). O processo deve continuar ao longo do primeiro semestre.

O secretário de Gestão, da Secretaria Especial de Desburocratização e Governo Digital, Cristiano Rocha Heckert, em entrevista exclusiva ao Metrópoles, adiantou que outras quase 200 regras de licitação que continuam vigorando (entre instruções normativas, decretos e portarias) também serão “revisitadas”. Pontuou ainda que as consideradas obsoletas terão o mesmo destino.

A mudança de rumo no setor de logística e compra faz parte de um processo maior. A intenção do governo é que a nova Lei de Licitações seja aprovada no Congresso. Enquanto a mudança no Legislativo não ocorre, o governo trabalha no arcabouço “infralegal”, ou seja, sem esbarrar nos pilares básicos da Lei de Licitações ( nº 8.666/93).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?