metropoles.com

Em resposta a Bolsonaro, governo de PE pede soluções em vez de polêmicas

Presidente sugeriu na live desta quinta federalizar a ilha de Fernando de Noronha, parte de Pernambuco, gerando revolta do governo local

atualizado

Compartilhar notícia

Aluísio Moreira/SEI
Paulo Câmara
1 de 1 Paulo Câmara - Foto: Aluísio Moreira/SEI

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugerir a federalização do arquipélago de Fernando de Noronha, o governo de Pernambuco afirmou, nesta sexta-feira (6/11), em nota, que o governo federal, além de não cumprir as promessas de liberação de recursos, “aumentou as taxas de preservação ao invés de extingui-las”.

E sugeriu: “Criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas”. O estado é governado por Paulo Câmara (PSB, na foto em destaque), quem Bolsonaro ironizou na live, sem citar o nome.

0

“A população de Fernando de Noronha, a exemplo de todos os brasileiros, conta com ações efetivas, integradas quando possível, para que as melhorias sigam acontecendo. Criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas”, disse.

O governo do estado disse que tem trabalhado para encontrar soluções para superar os desafios atuais. “Em Fernando de Noronha somente nos últimos dois anos, o Governo de Pernambuco investiu mais de R$ 20 milhões na construção de casas, recuperação de estradas vicinais, implantação de iluminação de LED e readequação completa do porto de Fernando de Noronha”, afirmou.

“Estamos também ampliando a oferta de energia solar e reduzindo a poluição na ilha, com os programas Carbono Zero e Plástico Zero. No mesmo período, o Governo Federal divulgou três vezes que iria mandar recursos para o saneamento e nunca liberou qualquer valor, além de aumentar o preço das taxas de preservação ao invés de extingui-las, como havia prometido”, acrescentou.

Bolsonaro sugeriu na live semanal desta quinta-feira (5/11) federalizar o arquipélago de Fernando de Noronha, parte de Pernambuco, e disse que o local se tornou “uma ilha de amigos do rei”.

“Menos ingrisia”

O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, usou as redes sociais para cobrar “mais ações efetivas” do governo federal e “menos palavras em vão”.

“A população Noronhense espera, por parte do Governo Federal, assim como todos os brasileiros esperam, mais ações efetivas e menos palavras em vão. Mais solução, menos polêmicas. Mais diálogo, menos ingrisia”, escreveu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?