metropoles.com

Dirceu: campanha de Bolsonaro por Marinho atrapalha próprios aliados

Eleições para presidente da Câmara e do Senado ocorrem logo após a abertura do ano legislativo. Bolsonaro faz campanha para Rogério Marinho

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, em entrevista à coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. Ele gesticula durante fala - Metrópoles
1 de 1 O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, em entrevista à coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. Ele gesticula durante fala - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

futuro líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR), afirmou, nesta segunda-feira (30/1), que a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela eleição de Rogério Marinho (PL-RN) ao Senado Federal “atrapalha” parlamentares da base bolsonarista.

A declaração foi dada após a reinauguração do gabinete do PT na Câmara dos Deputados. A sala foi destruída durante a invasão de terroristas ao Congresso Nacional em 8 de janeiro.

Bolsonaro tem procurado parlamentares para pedir votos em Rogério Marinho na eleição para presidente do Senado Federal, que ocorre nesta quarta-feira (1º/2). Na mesma data, também será escolhido o novo presidente da Câmara dos Deputados.

“Atrapalha os aliados que ele possa ainda ter no Congresso Nacional. Não acredito que ele tenha prestígio, relevância depois de ter estimulado ataques contra o próprio Senado e contra a Câmara”, afirmou Dirceu.

Eleições

Deputados e senadores voltam aos trabalhos legislativos no Congresso Nacional em 1° de fevereiro para definir quem comandará as duas Casas pelos próximos dois anos.

As eleições para os cargos de presidente da Câmara e do Senado ocorrem logo após a abertura do ano legislativo e da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos.

Até o momento, tudo indica que o atual líder dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve ser reeleito. O concorrente até o momento é Chico Alencar (RJ), que tem apoio isolado do PSol e é o único a se opor ao alagoano.

No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar de favorito, enfrenta resistência entre os aliados do ex-presidente Bolsonaro.

Marinho é o nome do Partido Liberal para a presidência da Casa Alta. Na última semana, o PL cravou o apoio do PP e do Republicanos. Há, ainda, o candidato do Podemos, Eduardo Girão (CE), que promete tirar votos dos demais concorrentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?