metropoles.com

Defesa comemora 31 de março de 1964: “Marco para a democracia”

Ministério divulga Ordem do Dia para ser lida nesta terça nos quartéis, como forma de enaltecer movimento que instaurou ditadura militar

atualizado

Compartilhar notícia

O Ministério da Defesa divulgou, nesta segunda-feira (30/03), o que chamou e “Ordem do Dia Alusiva ao 31 de Março de 1964”, em comemoração aos 56 anos do “Movimento de 1964 – um marco para a democracia brasileira”.

A ordem do dia será lida nos quartéis nesta terça-feira (31/03), a exemplo do que ocorreu em 2019, quando, em seu primeiro ano de governo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) determinou as devidas comemorações do “movimento” encabeçado pelos militares para derrubar o presidente João Goulart e que instaurou uma ditadura que durou 21 anos.

Segundo o texto assinado pelo ministro Fernando Azevedo e Silva, “o Brasil reagiu com determinação às ameaças que se formavam àquela época”.

“Naquele período convulsionado, o ambiente da Guerra Fria penetrava no Brasil. Ingredientes utópicos embalavam sonhos com promessas de igualdades fáceis e liberdades mágicas, engodos que atraíam até os bem-intencionados. As instituições se moveram para sustentar a democracia, diante das pressões de grupos que lutavam pelo poder. As instabilidades e os conflitos recrudesciam e se disseminavam sem controle”, diz trecho do comunicado.

“A sociedade brasileira, os empresários e a imprensa entenderam as ameaças daquele momento, se aliaram e reagiram. As Forças Armadas assumiram a responsabilidade de conter aquela escalada, com todos os desgastes previsíveis”, completa.

Deposição de Jango

O golpe de 1964 iniciou-se, na prática, em 31 de março de 1964, mas culminou em 1ª de abril, quando os militares depuseram Goulart. No dia 2 de abril, Jango partiu de Brasília para Porto Alegre e Ranieri Mazilli (PSD) assumiu a presidência interinamente.

Dois dias depois, o presidente deposto exilou-se no Uruguai. Em 9 de abril, foi editado o Ato Institucional número 1, decreto militar que depôs o presidente e iniciou as cassações dos mandatos políticos. No mesmo mês, o marechal Castello Branco (Arena) foi empossado presidente com um mandato até 24 de janeiro de 1967.

Na Ordem do Dia deste 31 de março de 2010, outro trecho diz: “Os países que cederam às promessas de sonhos utópicos ainda lutam para recuperar a liberdade, a prosperidade, as desigualdades e a civilidade que rege as nações livres. O Movimento de 1964 é um marco para a democracia brasileira. Muito mais pelo que evitou”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?